Programa Municipal de DST/AIDS participa do Congresso Municipal da Rede de Atenção à Saúde na Cidade de São Paulo com oito trabalhos

Evento acontece nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Convenções Anhembi

Por Thiago Pássaro

Num fundo azul, o cartaz faz alusão aos 8 trabalhos aprovados do Programa Municipal de DST/AIDS,  aos desafios da organização do trabalho e da educação na saúde, e chama para o Congresso Muncipal da Rede de Atenção à Saúde que vai acontecer na cidade de São Paulo, nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções do Anhembi.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo realiza nos próximos dias 24 e 25 o Congresso Municipal da Rede de Atenção à Saúde na Cidade de São Paulo. O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), órgão da SMS, participará do evento com a apresentação de oito trabalhos, quatro na modalidade oral e quatro em pôster.

“Discutir as Redes de Atenção à Saúde é fundamental para melhorar os fluxos e, consequentemente, o atendimento à população”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS. “O programa municipal faz parte desta grande rede e, para nós, é importante estarmos articulados com outros órgãos e áreas técnicas da Secretaria Municipal da Saúde, como a Atenção Básica e a Autarquia Hospitalar Municipal”, conclui.

O evento acontecerá no Centro de Convenções Anhembi, na zona norte da cidade, e tem como tema os “desafios da organização do trabalho e da educação na saúde”. Confira os trabalhos do PM DST/AIDS aprovados:

Tema: HIV/AIDS e religiões afro-brasileiras: integração institucional na reorganização da atenção à saúde na cidade de São Paulo
Autores: Celso Ricardo Monteiro, Marcos Blumenfeld Deorato, Cely Akemi Tanaka, Elza M. Ferreira, Maria Cristina Abbate, e Valdete Ferreira dos Santos.
Modalidade: oral

Tema: Implantação da plataforma (Projeto ECHO) para apresentação e discussão de casos de IST em modo online para os profissionais da rede básica de saúde, visando implementar o cuidado e o tratamento para pessoas com IST/HIV/AIDS
Autores: Maria Cristina Abbate, Robinson Fernandes de Camargo, Joselita Magalhães Caraciolo, Carlos Eduardo Gonçalves Goulart, Jane Abrahão Marinho e Valdir Monteiro Pinto.
Modalidade: oral

Tema: A comunicação em saúde nas redes sociais do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo
Autores: Thiago Pássaro e Maria Cristina Abbate.
Modalidade: oral

Tema: PEP – “Profilaxia Pós Exposição – uma estratégia de prevenção ao HIV”
Autores: Elza Ferreira, Maria Cristina dos Santos, Allan Gomes de Lorena, Adriano Queiroz, Caio Westin e Maria Cristina Abbate.
Modalidade: oral

Tema: Insumos de prevenção ao HIV/AIDS nas Organizações da Sociedade Civil em articulação com o Sistema Único de Saúde: uma análise pós-descentralização do recurso para as ações comunitárias
Autores: Celso Ricardo Monteiro, Marcos Blumenfeld Deorato, Cely Akemi Tanaka, e Maria Cristina Abbate
Modalidade: pôster

Tema: Parceria OG-ONG: êxito no desenvolvimento de ações estratégicas para o alcance da meta 909090
Autores: Renata de Souza Alves, Maria Dulce de Abreu Pereira Ghirotti, Sueli Aparecida Cardeal, Rubens de Oliveira Duda, José Francisco da Silva Neto, Marta MC Britton e Maria Cristina Abbate.
Modalidade: pôster

Tema: Oferta de teste de HIV e Sífilis em ambiente comunitário: uma experiência exitosa no Município de São Paulo
Autores: Maria Cristina dos Santos, Elza Maria Alves Ferreira, Adriano Queiroz da Silva, Caio Pereira de Vasconcellos Westin, Allan Gomes de Lorena e Maria Cristina Abbate.
Modalidade: pôster

Tema: Monitoramento clínico dos usuários com diagnóstico do HIV na Rede Municipal Especializada em DST/AIDS de São Paulo
Autores: Maria Elisabeth de Barros Reis Lopes, Flávio Andrade Santos, e Maria Cristina Abbate.
Modalidade: pôster