Unidades de saúde de São Paulo voltam a receber vacinação de febre amarela neste sábado

Ao menos 90 postos vão disponibilizar a dose contra a doença, que já causou a morte de sete pessoas na capital em 2018

Os munícipes de São Paulo que ainda não se protegeram contra a febre amarela poderão ir a uma das 90 unidades de saúde que estarão abertas neste sábado (19) para receber a dose. Neste ano, a capital registrou 13 casos autóctones da doença, dos quais sete evoluíram para óbito, o que significa um índice de letalidade de 53,8%.

"A febre amarela é uma doença que tem sua maior ocorrência nos meses quentes e chuvosos, portanto, estamos no melhor momento para as pessoas não vacinadas procurarem as unidades de saúde para receber a vacina. Assim, garantiremos a proteção dessas pessoas já para o próximo período de maior circulação do vírus da febre amarela", afirma Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações.

Para receber a dose é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e o cartão SUS. A lista com os postos abertos e o horário de funcionamento está disponível neste link:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=248543

Vacinação no Metrô

Além de disponibilizar a vacina em todos os postos de saúde durante a semana e nos plantões aos sábados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem traçado estratégias para levar a vacina contra a febre amarela até a população de São Paulo. Duas estações da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo receberão postos volantes para a vacinação de febre amarela e Influenza na próxima semana. Na terça-feira (22), a ação será na estação Fradique Coutinho. Na sexta-feira (25), a vacinação estará disponível na Faria Lima. O horário de atendimento será das 10h às 16h nas duas datas.

A campanha contra a febre amarela começou em setembro do ano passado e está prevista para ser encerrada no dia 30 de maio. Até o momento, 6,5 milhões de doses foram aplicadas, representando 56,1% dos moradores da capital. A meta da secretaria é atingir 95% de cobertura.

A região com maior cobertura vacinal continua sendo a Norte, com 87,1%, primeira área do município a receber a campanha no ano passado. Em seguida, vem a região Sul, com 67,6%, e Oeste, 55,2%. Os menores índices continuam na região Sudeste, com 39,9%, na Leste, 39,6%, e Centro, 19,7%.