CER IV M’Boi Mirim conquista Acreditação ONA Nível 2

Certificado foi obtido graças aos profissionais da unidade que não mediram esforços para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos no centro de reabilitação

Por Taynara Carmo

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim comemora neste mês de abril a Acreditação Nível II emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se o único serviço na capital, pertencente a esta categoria, a conquistar o certificado Nível 2.

Com o engajamento da equipe para melhorar cada vez mais o serviço, o CER reconheceu os problemas da unidade, e, entre outras providências, modificou sua estrutura física, o serviço de apontamento de prontuário, suas rotinas e o seu protocolo de trabalho, para qualificar o atendimento oferecido ao usuário.

A caminhada que começou em 2013 resultou num serviço qualificado para cuidar de pacientes com deficiências física, mental, auditiva e visual.

A assessora do gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, Carla Britto, destacou o empenho dos profissionais envolvidos neste processo e parabenizou a OS Cejam, que gerencia o equipamento: “É impressionante como vocês conseguem fazer com que toda a equipe abrace essa proposta, porque conseguir uma Acreditação plena não é fácil. Alinhar a equipe é uma tarefa difícil, e temos muito orgulho de ter esse CER no nosso SUS. A gente vê a diferença que isso faz quando o serviço está nas mãos de pessoas que sabem fazer”, ela aplaude.

Alecy Francisco Lopes, conselheiro gestor da unidade, e também paciente, falou sobre sua doença e sobre o tratamento de reabilitação que fez no CER. “Tive câncer generalizado e passei por 19 cirurgias. Por trabalhar aqui, eu trato as pessoas com muito carinho, porque foi assim que fui tratado durante todo o meu tratamento nesse CER”, ele se emociona.

O que é Acreditação ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica o nível de qualidade dos serviços de saúde do Brasil. A metodologia da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para ganhar o certificado de nível 2, a unidade passou por avaliações diárias feitas por representantes da ONA. Os serviços avaliados, relacionados a padrões de excelência, têm foco na segurança, no cuidado com o usuário e no compartilhamento das boas práticas da assistência.

Serviço
CER IV M’boi Mirim
Rua Alexandrina Malisano de Lima, 601 – Jardim Herculano