Animais de grande porte também aguardam adoção no DVZ de São Paulo

Cavalo, mula e porcos estão entre os animais abandonados – e recolhidos – nas vias da capital

É comum ver animais de grande porte transitando pelas vias públicas do município, embora seja proibido. Na maioria dos casos, são explorados como animais de tração, carregando carroças com muito peso, o que pode trazer consequências graves para o bem-estar deles.

Além disso, costumam ser vítimas de maus-tratos e, quando idosos, são abandonados por causa de ferimentos e sequelas.

Uma das funções da Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) é recolher esses animais a fim de evitar o número de acidentes e ou doenças infecciosas para a população. Antes de irem para adoção, todos passam por cuidados veterinários.

Por causa da condição precária, são considerados “especiais” e, por isso, indicados para adoção apenas para companhia, compaixão e solidariedade.

Para adotar esses animais, é necessário que o interessado tenha uma propriedade rural fora do município de São Paulo, a qual deverá ser cadastrada no sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), da Secretaria Estadual da Agricultura, além de passar por uma entrevista que será avaliada pela ONG Associação Paulista de Auxílio aos Animais (APAA), atual responsável pela destinação desses animais.

Animais disponíveis para adoção:

Guerreiro, um cavalo de 16 anos, com artrose de joelho, depois de um longo tempo de trabalho e abandono, aguarda por adoção nas dependências da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ); na foto, pode-se ver que, depois dos cuidados recebidos, o grande ferimento que tinha na garupa quando foi resgatado hoje é apenas uma pequena cicatriz.

Guerreiro clicado por Valdeneia Barbosa/NTCOM-COVISA

• Guerreiro: Equino, macho, aproximadamente 16 anos, porte grande. Chegou ao DVZ em março de 2017 a partir da solicitação de muitos munícipes preocupados com sua grave condição. Inicialmente apelidado de “Rasgado” pelos servidores, apresentava um corte profundo na garupa, provavelmente causado por atropelamento. Além do ferimento, o animal estava magro e mancando bastante, pois apresenta artrose na pata dianteira. Atualmente, somente com uma cicatriz na garupa, Guerreiro permanece com dificuldade de locomoção devido à artrose do joelho, sequela de uma vida de trabalho e abandono;

 A amada porquinha Doroteia posa "orgulhosa" para a foto mostrando já estar completamente recuperada do ferimento que tinha no pescoço quando foi resgatada.

Doroteia clicada por Valdeneia Barbosa/NTCOM-COVISA

• Doroteia: Suína, fêmea, aproximadamente 1 ano, porte médio. Removida para a DVZ em junho de 2017, Doroteia encontrava-se amarrada em uma árvore de uma praça na zona Norte, com um ferimento no pescoço. Sempre muito dócil com as pessoas, conquistou a todos os funcionários, voluntários e visitantes, que sempre se empenham em satisfazer suas vontades com guloseimas que tanto adora. Ainda vivendo na DVZ, em agosto passado Doroteia pariu cinco filhotes: Huguinho, Zezinho, Luizinho, Peppa e Agnes. Esta última, infelizmente, acabou falecendo, mas os irmãozinhos, que já nasceram livres, desfrutam das mordomias que já eram concedidas à mãe enquanto aguardam um lar definitivo;

Alexandra, uma mula muito dócil de cerca de 18 anos, de porte médio, mostra na foto que está completamente curada.

Alexandra clicada por Valdeneia Barbosa/NTCOM-COVISA

• Alexandra: Muar (mula), fêmea, aproximadamente 18 anos, porte médio. Removida pela DVZ em janeiro de 2018, encontrava-se muito debilitada e ficava deitada no meio das ruas. Apesar do quadro grave de saúde, não apresentava lesões permanentes e foi tratada pelos veterinários do setor, estando completamente curada. Muito dócil com pessoas e animais, por ser mais velhinha somente pode ser montada por crianças, sem realizar grandes esforços.

Para mais esclarecimentos, entrar em contato com o Setor de Animais Domésticos de Interesse Econômico, por meio do telefone 3397-8962.