UBS Jardim Joamar promove oficinas no ambiente escolar para estimular combate à violência

Projeto Pontes da Educação realiza ações para interação social, permitindo o exercício do diálogo e escuta qualificada

Por Luana Amorim

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, por meio da Supervisão Técnica de Santana e do Núcleo de Prevenção da Violência da Unidade de Saúde (UBS) Jardim Joamar, inovou ao desenvolver o “Projeto Pontes da Educação” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação..

A ação foi realizada no ano de 2017, com a efetivação de diversas oficinas incentivando a cultura de paz para jovens alunos. O trabalho teve como principal objetivo a prevenção à violência, por meio da construção de espaços que favoreceram o diálogo, a escuta e as interações pacíficas, a partir do reconhecimento das vivências e histórias singulares dos indivíduos na relação com o ambiente social ao qual pertencem. Também buscou criar maior aproximação entre as diferentes instituições, visando o vínculo com o território e o fortalecimento das redes de cuidados.

Pessoas sentadas no chão, formam um cícurlo em um piso branco. Cada uma estã com papel sulfite desenhando algo. Há giz de cera e ao fundo, mesas de cadeiras.

As instituições de ensino que fizeram parte do projeto foram: CEI Casa de Pedra, CEI Ermano Marchetti, EMEF Marechal Rondon e E.E Pedro Alexandrino.

Uma metodologia participativa e problematizadora, por meio de análises das necessidades específicas de cada escola, foi utilizada com o auxílio dos profissionais do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), com o intuito de discutir estratégias de intervenções para as ações com os alunos.

Valendo-se de estratégias como arte, música, jogos, rodas de conversa e em especial o teatro do oprimido - atividades que possibilitam o surgimento de questões subjetivas -, diversos temas foram levantados como violência de gênero, depressão, vínculo familiar e social, saúde da população negra, altas taxas de mortalidade materna infantil, óbitos juvenis, violência urbana, entre outros.

Projeto Pontes da Educação

As questões de enfrentamento da violência sempre estiveram no centro das reflexões, reafirmando e fortalecendo as diretrizes estabelecidas no documento da Linha de Cuidado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência do Município de são Paulo.

“A constituição de um trabalho integrado entre saúde e educação no território é fundamental para a promoção da cultura de paz e comunicação da não violência nas escolas”, diz, sobre o projeto, dr. Renato Rodrigues de Almeida Silva, psicólogo da AMA/UBS Jardim Joamar.

Dentro da perspectiva de promoção da saúde integral, a partir da clínica ampliada, pode-se dizer que “Projeto Pontes da Educação” trouxe como prioridade a produção de diálogos para a redução das desigualdades e violências vivenciadas pelos jovens, seja no âmbito escolar, familiar e/ou social.

Os responsáveis técnicos pelo projeto na UBS Jardim Joamar são o psicólogo Renato Almeida, a assistente social Israel Euquias, a assistente social Debora Custodio; e a gerente Elisangela Almeida.