Empoderamento feminino e combate à violência são temas de encontro promovido pela CRS Norte

No Dia Internacional da Mulher, foi realizado o ‘I Encontro de Luta para o Fortalecimento das Mulheres da Região Norte’, com cerca de 80 participantes

Por Luana Amorim

Mulheres estão em uma escadaria externa amarela segurando no alto bexigas rosas e roxas. Ao fundo, árvores e uma grade de proteção

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, por meio das Unidades Básicas de Saúde Vila Galvão e Jardim Fontális, em parceria com o Programa Recomeço Família do Centro de Integração a Cidadania (CIC) Norte e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), promoveu o “I Encontro de Luta para o Fortalecimento das Mulheres da Região Norte”. Com a presença de cerca de 80 mulheres, a tarde do último dia 08, Dia Internacional da Mulher, foi dedicada a elas no CIC Norte.

O desenvolvimento do projeto ocorreu por conta de dois encontros prévios. “Nos reunimos duas vezes e assim surgiu a primeira de muitas parcerias entre a UBS Vila Galvão, UBS Jardim Fontális, Programa Recomeço da Família e o CIC Norte. Ficamos extremamente felizes com o sucesso do evento e com a participação de todos”, comentou a supervisora da UBS Vila Nova Galvão, Mara Julia Fragoso Pereira.

O intuito do encontro foi debater o potencial feminino e assim, reunir forças para instituir a instrumentalização, ampliação e fomento da rede de proteção às propostas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao final do evento, houve um ato de protesto pela luta contra a violência às mulheres, com a promessa de uma rede ampliada de proteção e fortalecimento da figura feminina.

A programação contou com homenagem às mulheres e a líderes da comunidade. Silvana Aparecida Evangelista, de 54 anos, foi uma das homenageadas: “O evento foi maravilhoso, parabéns a todos envolvidos. É muito difícil reunir tantas mulheres usuárias nesse horário, à tarde. Os depoimentos foram pertinentes e de grande relevância para o empoderamento feminino” disse a moradora do Jardim Felicidade.

Cristiane Aparecida de Souza, 36 anos e moradora da Vila Galvão, concorda: “Gostei muito, acho muito rico tudo que traz conhecimento e agrega à vida. Senti-me muito honrada pelo convite e pela homenagem”, completa.