Residentes da UBS Brasília concluem programa de Medicina de Família e Comunidade

Cerimônia de encerramento reuniu na última sexta-feira (9) residentes, colegas de trabalho, gestores e representantes da Organização Social e da Universidade Anhembi Morumbi

Por Dayane Teodoro

Foi realizada na última sexta-feira (9) a Cerimônia de Encerramento da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade no Centro Cultural Monte Azul, em M’Boi Mirim, zona Sul de São Paulo. O evento contou com a presença de representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), da Organização Social Monte Azul e de colaboradores da Universidade Anhembi Morumbi, além das residentes Larissa Cunha e Maria Daniela Gomes, que escolheram a UBS Brasília para a execução de seus projetos.

Representando a CRS Sul, Maria das Graças Santana dos Santos enfatizou que o objetivo do Programa de Residência é procurar soluções em conjunto para os problemas que surgem no dia-a-dia da comunidade, além de conhecer a história da construção social e avanços coletivos trazidos pelo SUS. “Comprometimento com a ética e democracia é fundamental na busca pela efetivação de uma saúde pública de qualidade”, completa Maria.

Em um salão participantes posam para a foto. À frente, uma mesa com um retoprojetor e um notebook.

Programa de Residência: um aprendizado


Desde 2016, as médicas Larissa e Maria Daniela passaram por várias etapas de aprendizado na UBS Brasília e puderem vivenciar a realidade de um médico de família.

Destacando a importância do programa para a formação de especialistas em Medicina de Família e Comunidade, a residente Larissa lembrou o quão desafiante foi a experiência. “O caminho até o fim da residência foi uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que nos formávamos e formamos pessoas, também passamos por muitas dificuldades e desafios”, diz Larissa.

Durante a especialização, Larissa buscou por pesquisas que mantivessem não só a autoestima, mas também a de todos os envolvidos no programa. Com o objetivo de encontrar outras pessoas que tivessem superado as barreiras neste caminho, descobriu uma pesquisa apresentando situação semelhante no estado do Ceará, o que gerou maior motivação para que todos concluíssem o projeto.

Homenagens

Em um palco, cinco pessoas, entre elas 4 adultos e duas crianças, tocam violoncelo. Ao fundo, uma cortina preta. À direita, uma mesa com toalha branca e um vaso de orquídea decoram o ambiente.

Na abertura da comemoração, a apresentação da Orquestra Violoncelo da Escola de Música da Associação Comunitária Monte Azul emocionou os participantes.

No decorrer da programação, várias homenagens foram prestadas às médicas, dentre as quais a leitura de um poema intitulado “Comunidades”, criado pelo dr. Walter Costa, coordenador geral do projeto. Além do poema, os funcionários da UBS Brasília cantaram composição do enfermeiro da unidade chamada “ A diferença quem faz é você”.

A médica Maria Daniela ficou emocionada e agradeceu a todos pela parceria: “Eu conheci pessoas, amigos que a vida me deu. Todos fazem parte da minha história e me ensinavam a cada dia mais”.

E para finalizar o evento, Graça reafirmou a persistência e concretização do projeto por meio de uma citação da poetisa e contista brasileira Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.