Prorrogada segunda fase da campanha contra a febre amarela na cidade de São Paulo

Término da etapa agora está previsto para o próximo dia 2 de março em 23 distritos das zonas Sul, Leste e Sudeste

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Saúde de São Paulo decidiu prorrogar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre amarela na capital até o próximo dia 2 de março. Iniciada em 25 de janeiro, a etapa tem como público-alvo moradores de 23 distritos das zonas Sul, Leste e Sudeste da capital paulista.

Até segunda-feira (19), 1.705.622 pessoas haviam sido vacinadas nessas regiões. Desse total, 1.652.265 receberam a dose fracionada e 53.357 a chamada dose padrão. A meta estabelecida pela SMS é a de vacinar toda a população destes distritos, mas até o momento a ação cautelar atingiu pouco mais de 43% dos moradores dessas regiões.

A SMS orienta a população dos distritos da segunda fase da campanha que ainda não receberam a vacina para que procure a unidade mais próxima de sua residência para retirar a senha de atendimento.

Para saber qual a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/). Veja o passo a passo de como consultar:

1. Escolha fazer a busca por endereço e digite o seu endereço com número;
2. Clique na opção – Moro neste endereço;
3. Na caixa da direita, opção “Exibir” no mapa, não selecione nenhum item/filtro. Caso tenha algum item/filtro selecionado, retire-o;
4. Clique em “Buscar”;
5. O mapa irá mostrar seu endereço e a unidade de referência. Na coluna da esquerda, a unidade de referência sempre aparecerá com uma estrela amarela. Quando clicamos em cima da estrela amarela, aparecem os dados da unidade - nome, endereço, telefone e horário de funcionamento.

A lista das unidades que integram a segunda etapa está neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/Unidades%20para%20acao%20de%20vacinacao%20FASE%2002_19_02.pdf

A tabela inclui os 35 postos da zona Norte que foram direcionados para atendimento dos moradores da região que não se vacinaram na etapa anterior. Além das unidades com foco na prestação de serviço aos moradores da zona Norte, a região conta ainda com dois postos de referência para viajantes que vão se deslocar para áreas com recomendação da vacina em território nacional: UBS Vila Palmeiras e AE Tucuruvi.

Histórico de vacinação na capital

A SMS iniciou as ações preventivas contra a febre amarela em setembro de 2017, quando a campanha começou no distrito Anhanguera, na zona Norte da capital. A medida levou em consideração a proximidade da região com os chamados corredores ecológicos e foi ampliada para outros distritos da zona Norte em outubro, após a confirmação de epizootia no Horto Floresta, a primeira no município.

Desde então, a pasta adotou estratégias para expandir a cobertura vacinal na capital paulista. Além da ação na zona Norte, em dezembro foram incluídos alguns distritos da zona Sul e o de Raposo Tavares, na zona Oeste. Apenas a chamada primeira fase da campanha imunizou mais de 1,9 milhão de pessoas até 24 de janeiro.

A estratégia da SMS deve incluir outros distritos da capital nos próximos meses, levando em consideração a localização dos distritos e sua proximidade com áreas de risco de contato com o vírus da febre amarela.