Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação contra a febre amarela na zona Norte

Campanha já vacinou 1.064.650 pessoas na região até sexta (8); unidades de saúde de bairros prioritários estão com procura abaixo do esperado. Nesta quarta (13), haverá posto volante em Hipermercado da região

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo reforça a importância da população da zona Norte em continuar procurando os postos de vacinação contra a febre amarela. Apesar de 1.064.650 doses já terem sido aplicadas na região até a última sexta-feira (8), unidades de saúde de bairros prioritários em distritos como Tremembé e Mandaqui ainda apresentam índice de imunização da população do entorno abaixo do esperado.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Fontalis e Vila Albertina, por exemplo, vacinaram pouco mais de 50% da população cadastrada. Nos postos Jardim Joamar e Lauzane Paulista, a procura pela dose contra a febre amarela não chegou a 40%.

A meta da campanha é imunizar toda a população da zona Norte contra a doença. Para isso, a pasta continua a vacinação da campanha em 90 postos de saúde na região.

Além das unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta e em esquema de plantão aos sábados, a população que ainda não se vacinou pode procurar postos volantes, como o que funcionará nesta quarta-feira (13) no Hipermercado Bergamini, na avenida Luis Stamatis, 431, no Jaçanã, das 9h às 16h.

A lista das unidades e seus respectivos horários de atendimento pode ser conferida no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/Unidades%20para%20acao%20de%20vacinacao%20CRS%20NORTE_08_12.pdf

Histórico

A ação preventiva na capital teve início em 21 de outubro após um macaco do tipo Bugio ter sido encontrado morto no Parque do Horto e os exames laboratoriais das amostras do primata terem confirmado a presença do vírus da doença.

A campanha começou com três postos de vacinação e foi sendo ampliada gradativamente para suprir a demanda da região. Na primeira fase, foram vacinadas 500 mil pessoas que moram ou trabalham a até 500 metros de distância no entorno do Horto Florestal e do Parque da Canteira.

Na segunda fase, com um (1) milhão de vacinados, a distância foi ampliada para um (1) quilômetro no entorno dos parques.

Veja no link abaixo, onde se vacinar na zona Norte:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/TABELASVACINASPOST(1).pdf