Jardim Ângela recebe ação conjunta em prol do meio ambiente e da gestão de resíduos

O PAVS da UBS Jardim Paranapanema ministra palestra e realiza uma passeata no bairro para conscientizar moradores e recolher lixo e materiais recicláveis

Texto / foto Marie Serafim

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Paranapanema, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo (AMLURB), a Prefeitura Regional de M’boi Mirim, a Ecourbis, a Soma, a Coopermiti (empresa que recolhe lixo eletrônico), a Escola Estadual Pastor Cícero Canuto de Lima e a ONG Batuquedum realizaram em 6 de dezembro uma ação de conscientização sobre o descarte correto do lixo e dos materiais recicláveis.

“A intenção do evento é mostrar os serviços de coleta de resíduos disponíveis para a comunidade, desde a coleta de resíduo eletrônico, de lixo comum, cata-bagulho, etc., até os projetos ambientais existentes na unidade de saúde. Porque às vezes nós temos as coletas acontecendo no território e a população não está ciente”, explica Everton Tumilho Rafael, gestor local do PAVS do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas), que atua nos territórios do Jardim Ângela e Capão Redondo.

Desenvolvendo a ação

No primeiro momento da ação houve uma palestra sobre o descarte correto dos resíduos, ministrada pela Coordenadora de Educação Ambiental da Ecourbis, Elisangela Leal. Entre os pontos abordados por ela, destacam-se: a importância de separar o lixo da maneira correta e adequada; os tipos de materiais que podem ser reutilizados, e como devem ser limpos e armazenados para a coleta seletiva; os horários das passagens dos caminhões de lixo comum, reciclável, cata-bagulho, etc.). Além disso, a coordenadora lembrou que separar o lixo corretamente pode ajudar muitas famílias que vivem da coleta do lixo reciclável; explicou, também, a diferença existente entre o lixo descartável e o reutilizável – e como este é utilizado na confecção de outros produtos e/ ou materiais.

Depois da palestra, os profissionais da saúde, o gerente da UBS Jardim Paranapanema, os Agentes de Promoção Ambiental (APAs), os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e a comunidade saíram às ruas para conscientizar os moradores da região sobre a gestão de resíduos e como podem contribuir para melhorar o meio ambiente do bairro. Durante toda a atividade, os caminhantes tiveram a companhia dos integrantes da fanfarra da Escola Estadual Pastor Cícero Canuto de Lima e dos caminhões da Ecourbis, da Limpeza Urbana, do cata-bagulho e da Coopermiti que aproveitaram para recolher o lixo das ruas e os materiais entregues pelos moradores.

A usuária da UBS, Luzia de Almeida Martins, 69 anos, aprovou o trabalho. “Achei essa ação muito boa, pois deixou a gente mais alerta quanto a separar e colocar o lixo na hora e nos locais certos”. “Eu”, continua ela, “acho que a palestra e a passeata vão ajudar a evitar que algumas pessoas joguem lixo na rua e nas portas de outras casas”, torce Luzia.

Combate ao Aedes

O dia também foi para lembrar sobre a campanha nacional de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, a febre chikungunya e o Zika vírus.

Com a proximidade do verão, o Governo Federal, em parceria com as prefeituras, intensificou o trabalho de orientar a população da importância da prevenção para evitar a proliferação do mosquito e de novos casos dessas doenças.


Serviço

UBS Jardim Paranapanema
Rua Pietro da Milano, 100 – Jardim Paranapanema.