Ação em rede no Campo Limpo revitaliza Praça Arariba

Além da limpeza e manutenção geral do espaço, o local ganhou árvores frutíferas e a população recebeu dicas de cunho ambiental

Por Tatiana Ferreira

Na manhã do último sábado, dia 02 de dezembro, aconteceu no Campo Limpo um mutirão de zeladoria com atividades socioambientais, na Praça Arariba, entre a avenida Silvio Riberio Aragão e a rua Eurico de Azevedo Marques.

A ação reuniu funcionários da Prefeitura Regional de Campo Limpo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD – Sul 1), da Secretaria Municipal da Saúde/Coordenadoria Regional de Saúde Sul, por meio das equipes do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) Albert Einstein e da UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) Campo Limpo, do Instituto Meio Ambiente Artificial Sustentável (IMAASUS) e do Colégio Maria Antônia de Moura. Também apoiaram e prestigiaram o evento, a comunidade local e Heitor Sertão, prefeito regional do Campo Limpo.

Entre as atividades de zeladoria, houve varrição da praça, manutenção da grama e o plantio de árvores frutíferas.
Na ocasião, as Agentes de Promoção Ambiental Ivanilda Mota (UBS Parque Arariba) e Fabiane Gonçalves (UBS Parque Regina) realizaram oficinas de plantio e cuidado com plantas ornamentais, além de fornecerem orientações sobre compostagem e minhocário, mostrando a possibilidade de fazer essas atividades em pequenos espaços.

A equipe da UVIS Campo Limpo fez uma exposição a respeito dos animais sinantrópicos, tirou dúvidas dos presentes, e alertou para a importância do descarte correto do lixo, evitando, assim, a proliferação desses animais no ambiente doméstico, especialmente das espécies peçonhentas, que podem transmitir doenças.