19ª Conferência Municipal de Saúde debate a defesa do SUS e seus princípios

Realizado no último final de semana, participantes do evento discutiram a Integralidade, a Equidade, a Universalidade e a Participação Social no sistema, entre outros temas

Por Mariana Garcia Costa
       Laura Yoko
Fotos: Edson Hatakeyama


Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, a 19ª Conferência Municipal de Saúde ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de março sob o tema A Defesa do SUS e Seus Princípios: Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização e Participação Social.

Realizado a cada dois anos, o evento reúne moradores, trabalhadores da saúde e gestores públicos para debater e sugerir propostas que ajudem a melhorar o SUS na capital paulista.

Em um auditório pouco ilumidado, participantes erguem seus crachás para votar. Ao fundo, um palco com uma mesas retangular e uma tela projetando arquivos. Ainda no palco, a bandeira do SUS e movimento das mulheres.

Na sexta-feira (9), participaram da mesa de abertura Daniel Simões, chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, Ana Rosa Garcia da Costa, coordenadora da comissão executiva, e Adenilda Mastelari, da comissão organizadora do evento.

No sábado (10), os delegados titulares foram credenciados e em seguida foi apresentada aula magna sobre os cinco eixos do Sistema Único de Saúde (SUS), que são:
• Universalidade do sistema;
• Financiamento do sistema e Fundo Municipal de Saúde;
• Descentralização, Recursos Humanos e Educação Permanente;
• Integralidade e Equidade;
• Participação Social.

No palco, à direita, o palestrante, atrás de um pulpito, veste camisa social branca e aponta o dedo para a plateia. Ao fundo uma tela projeta um texto com o título: Conselho Nacional de Saúde.à esquerda, ainda no palco, pessoas à mesa e em frente a bandeira do SUS

Durante a atividade, os convidados foram separados por grupos para apresentar propostas para cada um desses eixos.

No domingo (11), ocorreu a posse dos conselheiros municipais de saúde eleitos pela comunidade de cada região da cidade, cujos mandatos se estenderão até 2019.

Para acessar a mais fotos do evento, clique aqui.