Programa Municipal de DST/AIDS instala laço gigante na Câmara de Vereadores de São Paulo

Laço vermelho é o símbolo mundial do enfrentamento do HIV/AIDS

Por Thiago Pássaro

Em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado nesta sexta-feira (1º), o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, instalou um laço gigante no prédio da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo, no centro da cidade. O laço de cor vermelha é o símbolo mundial do enfrentamento ao HIV/AIDS e, na versão paulista, também ganhou as cores da capital: vermelho, preto e branco.

“O laço tem cerca de 20 metros de altura e está posicionado em um ponto da região central com bastante visibilidade. O nosso objetivo é despertar a atenção e causar impacto nas pessoas sobre essa campanha tão importante de prevenção ao HIV, o vírus causador da AIDS, e, consequentemente, de prevenção à doença”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

O laço começa a ser instalado ainda na quinta-feira (30) por uma empresa especializada no serviço. Na mesma noite, os paulistanos que circulam pelo Centro já poderão ver a intervenção no prédio do legislativo municipal. O símbolo da campanha ficará no local até o próximo domingo (3).

Além do laço, o programa de DST/AIDS planejou uma série de atividades para comemorar o dia 1º de dezembro. Durante toda a semana as regiões da cidade estão recebendo campanhas de testagem rápida de HIV e sífilis.

Na terça-feira passada (28), o programa municipal apoiou e participou do I Encontro de Saúde/Prevenção às ISTs/AIDS entre jovens LGBT, organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O evento reuniu diversos especialistas, youtubers, influenciadores digitais e organizações não-governamentais para discutir a prevenção do HIV/AIDS com os jovens, uma vez que o número de casos desse tipo de infecção tem crescido justamente nessa faixa etária nos últimos anos.

Nesta quarta-feira (29), o PM DST/AIDS promoveu o IX Seminário de Pesquisa, que apresentou os estudos que foram ou estão sendo realizadas por colaboradores da Rede Municipal Especializada (RME) em ISTs/AIDS e que tenham a RME e serviços municipais como campo de estudo.

Na manhã desta quinta-feira (30), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santo Amaro, na zona sul da cidade, ganha uma nova sede. O serviço, que faz parte das 26 unidades da RME em ISTs/AIDS, agora passa a funcionar na avenida Mário Lopes Leão, 240. O local passou por reformas para se adequar à unidade de saúde e trazer mais modernidade e conforto aos usuários.

Nesta sexta-feira (1º), a partir das 10h, a unidade móvel do Programa Municipal de DST/AIDS e as equipes dos serviços especializados estarão no Vale do Anhangabaú, Centro, realizando testes para detecção do HIV até as 16hs, com distribuição de insumos de prevenção.

Acontecerá também, no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, uma ação de testagem rápida e gratuita de HIV realizada pelo Programa Estadual de IST/AIDS em parceria com o PM DST/AIDS. Os trabalhos acontecem o dia inteiro, também a partir das 10h, e estão previstos para terminar só às 22h.

Ainda nesta sexta-feira está previsto que os relógios de rua da capital exibam mensagem para informar aos paulistanos sobre a campanha. Os prédios dos hospitais municipais também estarão iluminados de vermelho em alusão à data festiva. Além disso, no final da sexta, a partir das 20h, o painel digital da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), também na Paulista, exibirá laços vermelhos, que são o símbolo do enfrentamento da AIDS.