Ação de conscientização orienta sobre acionamento correto do SAMU e programa contra trotes

8ª Ação Bate Coração, que acontece domingo (8) no Parque do Ibirapuera, trata da importância de um socorro rápido para salvar vidas

No Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, domingo (12), das 8h às 17h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) participará da 8ª Ação Bate Coração, promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM).

Durante o evento, no Parque do Ibirapuera (Arena Ponte de Ferro), a Equipe do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU-SP dará orientação sobre as formas corretas de acionamento do serviço, os riscos dos chamados indevidos e a prevenção ao trote, por meio do Programa Amigos do SAMU.

“O SAMU foi criado para prestar socorro prioritariamente às pessoas em situação de urgência e emergência com risco de morte. Antes de acionar a ambulância, você precisa ter em mãos informações consideradas importantes, como nome, idade e sexo de quem precisa da ajuda, local exato da ocorrência com ponto de referência, o que aconteceu com a pessoa e o número de telefone do solicitante”, explica Denise Santos Vilella, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU-SP.

Desde 2008, o Programa Amigos do SAMU, criado pelo Núcleo de Educação em Urgência do órgão na cidade de São Paulo, atingiu cerca de 500 instituições de ensino e orientou mais de 110.500 crianças e adultos da comunidade escolar (professores, funcionários e pais). “Prevenir o trote também é cultivar a educação, a responsabilidade social e as boas práticas de convivência com o próximo”, afirma Denise.

Quem passar pelo parque poderá também aprender as manobras de compressão torácica e aproveitar para medir a glicemia capilar, aferir pressão arterial, entre outras atividades.

A Ação Bate Coração tem o objetivo de ensinar as pessoas “a salvar uma vida”, além de conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita.

Arritmias cardíacas e morte súbita

Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) apontam que a cada dois minutos uma pessoa tem morte súbita no Brasil. Em 80% dos casos, está relacionada à doença arterial coronariana – 80% a 90% têm como causas as arritmias cardíacas.

Em média, 86% dos casos de morte súbita por arritmias cardíacas ocorrem fora de ambiente hospitalar, sendo que 14% acontecem em vias públicas ou locais de grande concentração de pessoas; além disso, 50% dos casos são assistidos por uma criança ou um adolescente sem nenhum adulto por perto.

Parada cardíaca não significa morte. Existem alguns sinais de sobrevivência: tossir, mexer alguma parte do corpo e respirar. É necessário a confirmação. Para isso, deve-se ajoelhar ao lado da vítima, na altura dos ombros, tocá-los três vezes chamando a pessoa em voz alta e perto do ouvido. Observe se há respiração por meio do movimento do tórax ou algum sinal.

E quando não há sinais? A ação deve ser rápida, pois a cada minuto transcorrido as chances de vida se reduzem em 10%. Se a vítima não responder com sinal algum, o primeiro elo da cadeia da sobrevivência é acionar o SAMU pelo 192. O segundo é realizar as manobras de compressão torácica (massagem cardíaca), ininterruptamente, até o socorro chegar. O terceiro é o uso do desfibrilador (aparelho que envia choques elétricos ao coração para tentar restaurar seu ritmo normal).

Como fazer a compressão torácica?

Apoiar o calcanhar da mão (região hipotenar) sobre o esterno, no meio do tórax, entre os mamilos. Colocar a segunda mão sobre a primeira. Esticar os cotovelos de forma que os braços fiquem perpendiculares ao corpo. Devem ser realizadas mais de cem compressões por minuto até que um profissional de saúde chegue ao local e assuma o caso.

Sobre o SAMU-SP

A Central 192 recebe, diariamente, em média, cinco mil chamados únicos. São abertas 1.100 ocorrências por dia. A frota do SAMU-SP possui 122 ambulâncias e 36 Unidades Rápidas de Atendimento por Motociclistas – URAMs – (motolâncias) habilitadas pelo Ministério da Saúde nas 65 bases distribuídas em todas as regiões da cidade.

Também fazem parte da frota duas ambulâncias de múltiplas vítimas e uma UTI Pediátrica e Neonatal (não estão incorporadas ao dia-a-dia).

Serviço:

8ª Ação Bate Coração
Quando: 12 de novembro - das 8h às 17h
Onde: Parque do Ibirapuera - Arena Ponte de Ferro, em frente à Ponte de Ferro (acesso pela Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 2, 3 e 10)