Programa Municipal de DST/AIDS atinge a marca de 500 testes rápidos de HIV e sífilis na rua Augusta

Ação acontece todos os domingos na esquina com a rua Peixoto Gomide, das 14h às 18h

Por Thiago Pássaro

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, atingiu no último domingo (5) a marca de 500 testes rápidos de HIV e sífilis realizados na esquina das ruas Augusta e Peixoto Gomide. A ação de prevenção já acontece no local há pouco mais de um mês, em todos os domingos, das 14h às 18h.

“A cada final de semana realizamos, em média, 100 testes. Temos tido bastante procura, o que nos deixa muito felizes. A ideia é justamente ampliar a testagem na cidade, levar os serviços de saúde para fora das unidades”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

Os exames rápidos são realizados na unidade móvel do programa municipal, que de tempos em tempos circula pela capital oferecendo gratuitamente também preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. Os locais de parada são definidos segundo um critério de abrangência de populações-chave para o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS.

“Estar na Augusta no final da tarde de domingo, por exemplo, é atingir um público jovem que passeia pelo local e que mais tarde vai curtir as festas que acontecem na região”, explica Abbate.

Para fazer os testes, basta chegar ao local até as 17h20 e fazer um breve cadastro. O próximo passo é a coleta de uma gota de sangue. Depois, basta aguardar apenas 20 minutos pelo resultado, que é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada.

A unidade permanece na esquina das ruas Augusta e Peixoto Gomide durante todos os domingos deste mês e encerra as atividades do ano no dia 3 de dezembro, após a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.