Município amplia para 33 as UBS com vacinação preventiva contra febre amarela na zona Norte

Mais de 48,3 mil pessoas já foram imunizadas na região do Horto Florestal e distrito Anhanguera

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo vai ampliar, a partir desta quarta-feira (25), para 33 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para a vacinação preventiva contra a febre amarela na zona Norte da capital paulista. A expansão será feita gradualmente ao longo da semana e será somada às quatro unidades que já iniciaram a imunização no último sábado (21).

Até esta segunda-feira (23), foram vacinadas 12.818 em toda a região do entorno do Horto: 3.238 pessoas na AMA/UBS Jardim Peri; 3.915 na UBS Horto Florestal; 2.150 na UBS Mariquinha e 2.600 na UBS Vila Dionísia. No sábado, o posto volante que funcionou na associação do bairro Vila Amélia imunizou 915 pessoas.

No distrito Anhanguera, onde a imunização começou em 11 de setembro, foram aplicadas 35.569 doses nas unidades Parque Anhanguera, Morro Doce, Jardim Rosinha e Morada do Sol até este domingo (22).

“Nossa expectativa é vacinar 500 mil pessoas na primeira fase de imunização, outros 500 mil na segunda e, mais 1,5 na terceira, totalizando 2,5 milhões na terceira fase. Teremos vacina suficiente para toda a população que precisa ser imunizada. Não há motivo para pânico”, assegura Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde. Nesta terça-feira (24), São Paulo deve receber 500 mil novas doses de vacina.

A extensão do horário de funcionamento das unidades também está em estudo e deverá acontecer de acordo com as necessidades de cada região, com divulgação específica à população local.

A ampliação da vacinação se deu após um macaco do tipo Bugio ser encontrado morto no Parque do Horto e os exames sorológicos e histoquímico das amostras do primata terem confirmado, na última sexta-feira (20), a presença do vírus da febre amarela.

"É importante enfatizar que se trata de febre amarela silvestre transmitida pelo mosquito Haemagogus e Sabethes, comum em regiões de mata. O macaco não transmite a doença para humanos, pelo contrário, é o indicativo de circulação de vírus no local, servindo como alerta para que se desenvolvam ações de prevenção. Nós já estamos à frente e iniciamos a vacinação em setembro no distrito Anhanguera”, esclarece Maria Lígia Nerger, coordenadora do programa municipal de imunização da capital.

Nesta primeira fase, a vacinação é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade que residam a, no mínimo, 500 metros à frente da área de extensão dos parques do Horto e Cantareira (na segunda fase, deve ser ampliado a um raio de 1000 metros, e a terceira fase somente será definida após uma nova avaliação epidemiológica).

A vacinação seguirá até que todo o público-alvo esteja imunizado e as ações de rotina seguirão nas unidades que normalmente já realizam vacinação para a febre amarela: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/unidades_de_referencia_vacinacao_febre_amarela_alterado5_baixa_07_03_2017_1488908226.pdf

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela
Horário: das 8h as 18h

UBS/AMA Jardim Peri – Av. Peri Rochetti, 914 – Jd. Peri
UBS Horto Florestal – R. Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua. do Horto, 603 – Horto Florestal
UBS Dona Mariquinha Sciascia – R. Dr. José Vicente, 39 – Tremembé
UBS Vila Dionísia – R. Chen Ferraz Falcão, 50 – Vila Dionísia
UBS Jardim Rosinha – R. Dalva de Oliveira, 82 – Morro Doce
UBS Morada do Sol – R. Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões – Sol Nascente
UBS Morro Doce - R. Alberto Calix, 55 – Jd. Canaã
UBS/AMA Parque Anhhanguera – R. Pierre Renoir, 100 - Via Anhanguera Km 24,5 – Jd. Britania