Outubro Rosa é celebrado na UBS Paraisópolis 3 com Tenda da Saúde

Palestra sobre Saúde da Mulher, limpeza de pele e pintura de unhas foram algumas das atividades oferecidas ao público

Por Taynara Carmo

A UBS Paraisópolis 3 realizou, no CEU Paraisópolis, mais uma edição da Tenda da Saúde do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). O tema da edição, como não poderia deixar de ser, foi o Outubro Rosa – campanha internacional que nasceu para sensibilizar a população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento aconteceu no dia 16 deste mês e teve atividades destinadas à prevenção da doença, saúde da mulher e brincadeiras para crianças.

O momento de beleza para as mulheres ofereceu uma tenda para limpeza de pele e pintura de unhas. “Eu adorei as atividades, vou sempre vir, garante” Nilsa da Silva, paciente da unidade que participou do evento.
Para as crianças teve algodão doce, pipoca, pintura de rosto e brincadeiras. Os alunos do CEU Paraisópolis puderam aproveitar todas as atividades que rolaram ao longo do dia. E mais, a nutricionista da UBS deu dicas de alimentação saudável incentivando o consumo de frutas e grãos.

Saúde da Mulher

Ao longo de outubro acontecem diversas atividades de conscientização sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, e o território da Sul não ficou de fora. O médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da UBS Paraisópolis 3, Pedro Jaime, deu uma palestra com enfoque na Saúde da Mulher, que contou com a participação das mães e pais dos alunos do CEU. “O papel da ESF é fundamental porque é preventivo, por isso é importante trazer essa palestra para cá hoje, principalmente focada em orientar mulheres acimas de 40 anos, mas todas estão convidadas”, convoca Jaime.

Próximas ações

A proposta da unidade é que a cada dois meses uma equipe de ESF, com apoio da Agente de Promoção Ambiental, fique responsável pelas ações da Tenda da Saúde, trabalhando temas ligados à promoção da saúde e à prevenção de doenças e agravos.