Tenda da Saúde da UBS Zumbi dos Palmares celebra Outubro Rosa e Dia das Crianças

Comunidade participou de atividades de promoção à saúde e de prevenção de doenças

Por Tatiana Ferreira

A UBS Zumbi dos Palmares realizou em 21 de outubro (sábado), na área de abrangência da unidade, o projeto a Tenda da Saúde em comemoração ao Outubro Rosa e ao Mês das Crianças.

O evento aconteceu das 8h às 13h, na Praça do Jardim Letícia, e contou com as seguintes temáticas: Outubro Rosa – Um Novo Olhar; e Dia das Crianças – O Resgate do Brincar.

Ao longo de toda a manhã, a equipe da UBS ofereceu atividades lúdicas para as crianças com a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), aferição de pressão arterial, teatro de fantoches sobre a dengue, escuta qualidade pelos médicos, práticas corporais com o grupo Tai Chi Pai Lin, e muitas outras atrações.

“A comunidade pôde ter experiências de promoção à saúde e de prevenção de doenças e agravos”, diz a gerente Ester Barboza

Para as mulheres, houve a intensificação das ações de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, exposição de modelos de mamas para toque e exame de palpação: orientação de autoexame, orientações sobre planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, solicitação de exames de Papanicolau/ mamografia, distribuição de folhetos educativos e de preservativos masculinos e femininos.

Já para as crianças foram realizadas ações de promoção e prevenção de saúde contra o uso de drogas e do tabaco; prevenção e tratamento da pediculose; também foi muito trabalhada a importância do brincar para o desenvolvimento integral das pessoas dessa faixa etária, bem como do resgate das atividades lúdicas como forma de saúde, por meio de uma oficina de brinquedos feitos com materiais recicláveis, da realização de gincanas e brincadeiras (NASF).

O público pode participar ainda de palestras sobre câncer e sua relação com o meio ambiente; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e saúde bucal.