PAI Vila Esperança recebe visita de profissionais de saúde da cidade de Maringá – PR

O grupo acompanhou a agenda de consultas domiciliares do Programa

O Programa Acompanhante de Idoso (PAI) Vila Esperança, na região da Penha, por meio da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu no dia 12 de setembro a visita de um grupo de profissionais de saúde do município de Maringá (PR), para acompanhar as consultas domiciliares de usuários do PAI e que tem intenção de implantar esse modelo de assistência ao idoso na cidade paranaense. Participaram da atividade Luciana Vidal, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline Camotti, nutricionista e gerente de Promoção da Pessoa Idosa da Secretaria da Mulher, e Ana Paula Silva Bocardi, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá.

As visitas foram realizadas no período da tarde e consistiram em mostrar ao grupo as diversas realidades de idosos e suas vulnerabilidades sociais, como por exemplo, a presença de mais de um idoso no mesmo domicílio, solidão, mobilidade comprometida, cuidado com feridas. As ações foram acompanhadas por um médico, acompanhante, enfermeiro e assistente social da unidade.

Ao final do dia, após as visitas, ocorreu reunião na unidade com os membros da equipe do PAI e com o grupo de Maringá. Na ocasião puderam debater sobre o aprendizado adquirido ao longo do dia e o conhecimento oriundo da prática de atendimento clínico domiciliar. Além disso, relataram a interação que tiveram com os idosos. “O Programa está disposto a passar esse conhecimento, foi um prazer conhecê-los. Espero que esse tipo de serviços possa se estender para outros municípios”, relata a coordenadora do PAI Vila Esperança, Maria Cecilia Teodoro.
Programa Acompanhante de Idoso (PAI)

O que é o programa

O PAI é uma modalidade de cuidado domiciliar biopsicossocial à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social e fragilidade, que disponibiliza a prestação de serviço de equipe formada por dez acompanhantes, um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um assistente social, um agente administrativo e um motorista. O Programa visa promover assistência integral à saúde da população idosa, evitar o isolamento e a exclusão social, e estimular o desenvolvimento do autocuidado, autonomia, independência e a melhoria do estado de saúde da pessoa.

O PAI Vila Esperança contém o Grupo de Memória, que trabalha com a sensibilização, a comunicação, o estímulo cognitivo e manual dos idosos do programa e da comunidade. Ação é realizada uma vez por semana, no período da tarde, para estreitar o vínculo com a unidade dos 15 pacientes cadastrados no programa. “O trabalho é muito efetivo, pois aplica outros conteúdos do que é feito nas consultas domiciliares”, informa Maria Cecilia.

Na unidade, cada acompanhante atende de 10 a 12 idosos por semana que, além das consultas, levam os usuários para fazer caminhada, mercado, banco, para o Centro de Convivência Cooperativa (CECCO) da área de abrangência, inserindo o idoso na comunidade.