O grupo Pavio Curto, formado por adolescentes, participa de debates na CRS Norte sobre temas ainda hoje considerados tabus na sociedade

Além de ajudar a tratar da saúde mental dos jovens, os profissionais de saúde trabalham questões que são importantes para a formação dos adolescentes, mas que em geral são difíceis de serem abordadas

Por Aline Oliveira

A cada 15 dias a farmacêutica Juliana Vasconcellos e o psicólogo do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Tiago Bulhões organizam os encontros com os participantes no CEU Parque Anhanguera. As reuniões do grupo denominado pelos próprios membros de Pavio Curto são realizadas pela NASF Morro Doce e têm como participantes os jovens referenciados na UBS Morro Doce e Jardim Rosinha, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte.

Tudo começou quando os profissionais notaram a necessidade de ampliar o olhar dos adolescentes do território sobre questões acerca do convívio deles com a comunidade e de se aproximar do cotidiano da garotada. “A forma com que eles se relacionam com o álcool e a droga na região, casos de violação de direito, agressividade, enfim, isso tudo está atrelado a transtornos de ansiedade e depressão, por exemplo. Assim, entendemos que essas demandas eram mais de ordem social que unicamente de ordem patológica”, conta o psicólogo.

Nas reuniões, são realizadas dinâmicas para promover a interação dos jovens que têm entre 13 e 20 anos, e exibidos vídeos para motivar, sensibilizar, despertar a curiosidade e desencadear discussões em torno do tema que será tratado no dia do encontro. Os debates proporcionam um espaço democrático, em que o adolescente tem voz, é ouvido e pode trazer suas dúvidas para serem esclarecidas no debate. “Alguns já frequentam há mais tempo, por isso têm mais facilidade para falar e esclarecer suas dúvidas sobre questões pessoais e de saúde também, mas insistimos para que todos sem exceção falem sobre o que os afligem e se comuniquem conosco e com os demais participantes do grupo”, afirma a farmacêutica Juliana.

Por meio dos temas tratados são trabalhados a prevenção de doenças, o empoderamento comunitário, a ampliação do olhar dos jovens para o mercado de trabalho, entre outros. O objetivo do grupo é tornar o participante um cidadão crítico da realidade que o cerca, sabendo identificar o que é bom e ruim para a sua vida e ficar de bem consigo mesmo.

No início do ‘Pavio Curto’, os jovens primeiro tinham de passar por uma consulta individual com o psicólogo Bulhões, e só depois eram encaminhados para o grupo, mas agora o processo está mudando. “Estamos mexendo na forma como eles acessam o grupo, abrindo mais para ser algo da comunidade. Nos atendimentos feitos antes, apareciam muitos adolescentes sem expectativa de vida, de mercado de trabalho, com noção reduzida acerca de família, com conflito familiar, expostos a situação de violência, etc. Então, entendemos que as temáticas permitiriam abrir um canal de comunicação maior entre todos os integrantes”, diz o profissional.

Além do psicólogo e da farmacêutica, outras especialidades também participam para esclarecer as dúvidas dos adolescentes. “A atividade é multidisciplinar, é um grupo de produção de saúde mental. Não é porque sou farmacêutica que tenho de falar apenas sobre medicamentos, afinal, estamos aqui para ajudar em tudo o que estiver relacionado à promoção da saúde. Agora pretendemos trazer uma nutricionista para tratar assuntos ligados à alimentação”, conta a farmacêutica.

“Tem sido um espaço legal, para além da saúde. Não ficamos numa lógica de queixa e conduta, ou seja, escapamos da medicalização, trabalhamos na lógica da garantia de direitos, da cidadania, do aumento do repertório social, da despatologização de alguns sofrimentos inerentes à condição humana etc.”, finaliza Tiago.

Os encontros realizados no CEU Parque Anhanguera acontecem quinzenalmente, das 13h às 15h.

Serviço

UBS Morro Doce
Rua Alberto Calix, 55

UBS Jardim Rosinha
Rua Dalva de Oliveira, 82

CEU Parque Anhanguera
Rua Pedro José de Lima, 1020