Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado neste sábado

Objetivo da data é reforçar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis congênita na gestante e da sífilis em ambos os sexos como IST; domingo é dia de testagem gratuita na esquina da Augusta com Peixoto Gomide

Por Thiago Pássaro

Neste sábado (21) será celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data é definida pela Lei Federal 13.430/2017 para o terceiro sábado de outubro. Assim, o décimo mês do ano também ganha uma cor especial: além do já famoso "Outubro Rosa", de prevenção ao câncer de mama, com a nova lei, temos agora o "Outubro Verde".

O objetivo da campanha é reforçar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como infecção sexualmente transmissível.

Sífilis congênita é o nome que se dá quando a criança é infectada pela mãe com sífilis não tratada, o que também se chama de transmissão vertical (TV). Essa transmissão pode acontecer em qualquer fase da gestação se a mãe não fizer um pré-natal adequado.

Entre 2014 e 2015, o número de casos de sífilis congênita cresceu cerca de 20% no Brasil, ao passar de 16.205 ocorrências para 19.305, segundo o boletim epidemiológico de sífilis do Ministério da Saúde. Até a metade do ano passado, 9.240 casos foram notificados.

Uma infecção, portanto, que atinge milhares de brasileiros, mas que muitos ainda a desconhecem; como consequência, não sabem preveni-la. “Por isso é tão importante a gestante ser acompanhada pela equipe de profissionais da UBS mais perto da casa dela”, explica Valdir Monteiro Pinto, médico e consultor técnico do Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) adquirida por meio do sexo sem camisinha, seja vaginal, anal ou até mesmo oral. Além da congênita, há mais dois tipos de notificação: em gestantes e adquirida – para os demais casos. “A infecção é dividida em quatro fases: primária, secundária, latente – quando não há sintomas – e a terciária. Cada uma possui características diferentes e tratamentos específicos”, esclarece Monteiro Pinto. “Sífilis tem cura, porém não causa imunidade. Portanto, a pessoa pode se infectar novamente se tiver novas relações sexuais desprotegidas”, enfatiza.

Testagem rápida de sífilis e HIV domingo na Augusta

A unidade móvel do Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, estará mais uma vez na esquina das ruas Augusta e Peixoto Gomide, no centro da cidade, neste próximo domingo (22). Serão oferecidos testes rápidos e gratuitos de sífilis e HIV, das 14h às 18h*.

“A ideia é aproveitar o horário que as pessoas estão passeando pelo local no domingo à tarde e também aqueles que começam a chegar para curtir as festas que acontecem na região no início da noite”, diz Robinson Fernandes de Camargo, coordenador do PM DST/AIDS em exercício.

Este será o quarto final de semana seguido de testagem no endereço. Até domingo passado, mais de 170 pessoas haviam sido atendidas e quase 345 exames, realizados.

O passo a passo da testagem: cadastro básico, coleta de uma gota de sangue e resultado com privacidade em vinte minutos

Para fazer os testes rápidos de HIV e sífilis, basta chegar ao local e fazer um cadastro básico. O próximo passo é a coleta de uma gota de sangue e então aguardar 20 minutos pelo resultado. A resposta é dada por um profissional da saúde em uma sala isolada.

Na unidade móvel há também displays para a retirada gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. A equipe do programa também faz orientação sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AID

Prevenção

Para prevenir a sífilis, basta usar o preservativo durante as relações sexuais. É possível retirar camisinhas gratuitas em qualquer unidade de saúde e também nos terminais municipais de ônibus de São Paulo. Se for gestante, o pré-natal deve começar o quanto antes.

Os testes para identificar a infecção podem ser feitos na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa ou em qualquer uma das 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em ISTs/AIDS da cidade. Os endereços da RME estão disponíveis neste link: goo.gl/vqux4i.

No final do mês passado, o PM DST/AIDS lançou um aplicativo (goo.gl/Y2tzXh) voltado para os profissionais de saúde com o objetivo de prevenir a transmissão vertical da sífilis e também do HIV e das hepatites virais. É o “TVSP”, que traz todos os protocolos clínicos e terapêuticos de uma forma simples, didática e bem visual. A tecnologia auxilia as equipes que atendem em UBSs e em maternidades a tomarem decisões desde o pré-natal ao puerpério (período pós-parto).

Além do aplicativo, a equipe do programa municipal realiza capacitações contínuas com os profissionais da rede municipal de saúde sobre os métodos de prevenção à TV das infecções e também as diretrizes para o tratamento correto.

O PM DST/AIDS ainda faz parte de diversos comitês municipais junto à Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), outro órgão da SMS. Esses comitês investigam, por exemplo, as causas das mortes decorrentes da AIDS e os motivos da ocorrência da transmissão vertical. O objetivo é verificar cada passo, corrigir os erros e aperfeiçoar os métodos para prevenir novos casos.

Serviço

Testagem Rápida e Gratuita de HIV e Sífilis

Local: rua Augusta x rua Peixoto Gomide, dentro do estacionamento da farmácia; das 14h às 18h