Unidade da Norte recebe prêmio por estratégia adotada no enfrentamento e prevenção da Sífilis Congênita

Combate à doença foi intensificado na região que tem altos índices de vulnerabilidade

Por Aline Oliveira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Dionísia, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, recebeu o prêmio de ‘Melhor Apresentação de Casos Exitosos’, com o trabalho “Estratégias para Enfrentamento e Prevenção de Sífilis Congênita”, no I Encontro dos Comitês de Investigação de Sífilis Congênita, realizado no dia 05 de outubro deste ano.

A Unidade mostrou como enfrentar a doença em seu próprio território, por meio da sensibilização dos profissionais de saúde da UBS especificamente envolvidos com o tema, para a importância do diagnóstico precoce, tanto para iniciar rapidamente o tratamento quanto para evitar uma piora no quadro da doença.

Para garantir o êxito da ação, a unidade de saúde também adotou uma postura de conscientização da comunidade, utilizando panfletos e cartazes, e incentivando o uso de preservativos, principalmente nos grupos de adolescentes, entre outros procedimentos. Para o diagnóstico e tratamento precoce, os testes rápidos foram intensificados, inclusive nos resultados de gravidez positivos.

Na região, entre os maiores desafios enfrentados no tratamento e controle da sífilis congênita estão: a vulnerabilidade do território; as faltas das gestantes às consultas (o que impede o acompanhamento regular da terapia empregada); e a não comunicação das mudanças de endereço e de telefones, que impossibilitam o contato da UBS com as pacientes.

Junto com a UBS Vila Dionísia, a Divisão Regional de Vigilância em Saúde Norte também recebeu os prêmios de: “Melhor Recuperação de Dados Epidemiológicos do FORMSUS em Sífilis Congênita”; “Destaque no Diagnóstico e Tratamento dos Recém-nascidos com Sífilis Congênita” (Maternidade Vila Nova Cachoeirinha e Hospital São Luiz Gonzaga); e “Melhor Banner” (UBS Vila Espanhola).

UBS Vila Dionísia

Localizada no distrito de Saúde Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo, e pertencente à Supervisão de Saúde Casa Verde / Cachoeirinha, atende a Vila Dionísia, o Jardim Santa Cruz, o Jardim Peri Alto, parte do Jardim Antártica e do Jardim Peri, e recebe cerca de 80 mil pacientes.

Serviço

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Endereço: Rua Chen Ferraz Falcão, 50