Ação combate proliferação de pernilongos nesta terça-feira (17) no Rio Pinheiros

Secretário Wilson Pollara (Saúde) participou de força-tarefa, às 7h, na Usina Elevatória de Traição

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo se antecipa ao período de chuvas na capital e já inicia ações de controle das formas imaturas do Cúlex (pernilongo) nas margens do Rio Pinheiros, na Zona Oeste.

Com participação do secretário municipal de Saúde, Wilson Modesto Pollara, nesta terça-feira (17), às 7h, equipes das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) aplicaram inseticida na vegetação às margens do rio, a partir da Usina Elevatória de Traição. Em janeiro deste ano, já havia sido realizada força-tarefa semelhante na região.

A ação ocorrerá também em outros locais da cidade, com o objetivo de reduzir a proliferação dos mosquitos diante da proximidade do verão. Além disso, as regiões com maior incidência deste inseto contarão com atividades educativas e controle larvário do mosquito.

Para o sucesso na ação, é de fundamental importância que a população colabore e não jogue lixo nos córregos, fator responsável pela maioria dos criadouros do mosquito.

Combate ao Aedes Aegypti

Além do combate à proliferação do Cúlex, a proximidade do verão traz a preocupação com o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e outras graves doenças. Conforme o decreto nº 41.660, de 1º de fevereiro de 2002, que institui, no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, o Grupo de Coordenação Geral das Ações de Controle do Aedes Aegypti, medidas já estão sendo elaboradas no sentido de se evitar os criadouros do mosquito transmissor. Além disso, técnicos de Saúde Ambiental poderão aplicar multas em residências e estabelecimentos que já foram orientados, notificados por carta, mas ainda não providenciaram a remoção imediata dos possíveis criadouros. Os valores variam entre R$ 180 e R$ 700.

As atuações são coordenadas pela Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) e executadas de forma descentralizada pelas 26 Supervisões de Vigilância em Saúde (Suvis) espalhadas pela cidade de São Paulo.