Capacitação no M’boi Mirim prepara 400 profissionais de saúde para disseminar informações sobre segurança no trânsito durante visitas domiciliares

Ação faz parte do programa M’boi Segura que busca reduzir os acidentes na Estrada do M’boi Mirim, considerada campeã de acidentes fatais na capital em 2016

Texto/foto por Tatiana Ferreira

Andrea Nunes, da CET, explica probabilidade de morte por atropelamento

A Supervisão Técnica de Saúde de M’boi Mirim realizou na manhã desta segunda-feira (16), no CEU Casablanca, a palestra "Segurança no Trânsito e Qualidade de Vida", com Andrea Nunes, educadora da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Durante sua fala, Andrea falou sobre temas, como: a importância de respeitar os limites de velocidade e demais regras de trânsito; consequências negativas causadas pela velocidade em colisões; embriaguez ao volante, que é uma das principais vilãs das mortes, batidas e atropelamentos no trânsito; uso do celular, a terceira causa de mortes de trânsito no país, segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego); e a falta do cinto de segurança – principalmente para os passageiros que estão no banco traseiro, entre outros.

A atividade faz parte do programa M'boi Segura, lançado oficialmente em 26 de agosto deste ano, que visa aumentar a segurança dos pedestres que utilizam a Estrada do M'boi Mirim. Como um dos focos prioritários do projeto é justamente a educação de usuários, pedestres e motoristas, a Saúde realizou esse encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), gerentes e conselheiros gestores, para que possam, a partir de agora, disseminar as orientações de segurança no trânsito para os munícipes.

Dr. Celso fala da importância da participação da área da saúde no programa

Além da presença do supervisor adjunto, Celso Augusto Pupo, que representou a supervisora Cleonice de Oliveira Cardoso Exposito, o encontro reuniu técnicos da Supervisão de Saúde de M’boi Mirim e cerca de 400 colaboradores das UBS Jardim Vera Cruz, Jardim Coimbra, Jardim Santa Margarida, Jardim Paranapanema, Vila Calu, Novo Jardim, Zumbi dos Palmares, Chácara Santana, Jardim Thomas e Chácara Santa Maria, além das AMA/UBS Integradas Jardim Capela, Parque Novo Santo Amaro e Parque Figueira.

Programa M’boi Mirim Segura

Um dos corredores mais importantes da Zona Sul, a Estrada do M'boi Mirim registrou em todo o ano passado 134 acidentes, deixando 18 pessoas feridas e causando 22 mortes na via. Esses números o transformaram no corredor com o maior número de acidentes fatais na cidade.

Para diminuir a incidência dessas ocorrências, um conjunto de medidas foi planejado de maneira integrada pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), por meio da SPTrans e da CET, com a participação da Prefeitura Regional de M´Boi Mirim, da Polícia Militar (PM) e do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da PM.
As ações seguem o modelo do Programa Marginal Segura, implantado no início do ano, e prevê o reforço na fiscalização do trânsito e na operação do transporte coletivo, assim como a melhoria da sinalização na região.

Em relação às campanhas, assim como a capacitação oferecida à equipe da saúde, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet) da CET deve realizar palestras nas escolas, nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), nas igrejas e nas cerca de duas mil vans escolares que operam na região.

O programa também prevê investir em comunicação visual e impressa, o que inclui a colocação de banners na via e nas imediações; a produção de folhetos com informações sobre a faixa reversível; a instalação de faixas informativas e de alerta; e, em médio prazo, a presença de orientadores de travessia nos semáforos.