Projeto de Prevenção da Violência Doméstica é iniciado na Norte

Região de Perus quer enfrentar o fenômeno da cultura da violência contra a mulher no próprio território em que ela vive, com a participação de diferentes atores e setores da sociedade

Por Aline Oliveira

O fenômeno da violência, doméstica se tornou uma questão de saúde pública em função da magnitude do problema e do impacto que produz. Os dados compilados no Dossiê Violência Contra as Mulheres* impressionam, pois a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas; a cada 11 minutos ocorre um estupro; a cada 90 minutos acontece um feminicídio; 179 relatos de agressão são realizados a cada dia.

A assessora da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência da CRSN, Elaine aparecida Lorenzato, observa que a superação desse fenômeno envolve a capacidade de articular diferentes atores e setores da sociedade. “Diante dessa realidade, nós da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) estabelecemos como uma de nossas metas prioritárias o enfrentamento da violência contra a mulher no território em que ela vive”, pontua.

Assim, em parceria com o Ministério Público teve início nos dias 4 e 5 de outubro o projeto Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), no território de Perus, com a participação de cerca de 170 profissionais. O foco do programa são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com equipes multiprofissionais da ESF.

Fabíola Sucasas, Promotora de Justiça do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica ressaltou a importância de se promover encontros dessa natureza. “Essa é a tradução da confirmação das etapas definidas em um termo de cooperação estabelecido entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público, como um eixo de atuação em rede no enfrentamento da violência doméstica, especificamente a atuação preventiva”.

A execução do trabalho é feita pelas Agentes de Saúde do território, pois elas têm acesso às moradias das mulheres que sofrem violências. Assim, estabelecendo vínculos, conseguem interferir nas situações que encontram, fornecendo subsídios para que essas vítimas consigam interromper as agressões.


“Sentimos-nos privilegiados em receber esse evento aqui hoje, sendo o primeiro da Coordenadoria Norte. O nosso território tem índices bem significativos, é muito vulnerável, então acho que esse projeto iniciando aqui nos dá um suporte para o enfrentamento dessas questões de violência. É de suma importância e muito valoroso esse trabalho com as Agentes, por conta desse vínculo que elas têm com as pacientes e a identificação desses casos”, finaliza Fabiana Céspedes, Supervisora de Saúde de Perus.


(1) Fonte: Dossiê Violência Contra as Mulheres:www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossie/