Atribuições do Conselho Gestor na área da saúde foi tema de Seminário na zona sul

Evento reuniu conselheiros das unidades de Capela do Socorro e Parelheiros

Por Taynara Carmo

As Supervisões Técnicas de Saúde de Capela do Socorro e Parelheiros promoveram, em 5 de setembro, um Seminário Disparador para o Conselho Gestor no CEU Vila Rubi. O evento, destinado aos conselheiros das Unidades de Saúde dessas duas supervisões, discutiu questões relacionadas ao papel e às tarefas de um Conselho Gestor, além de sanar dúvidas dos presentes.

O encontro é resultado do Curso de Facilitadores da Educação Permanente para o Controle Social da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, que acontece semanalmente na Escola Municipal de Saúde Regional Sul. “Esse evento começa a repensar uma nova proposta de educação permanente em saúde, segundo a qual todos nós somos protagonistas. O seminário se chama disparador porque esperamos que ele de fato ‘dispare’, que mude as realidades”, enfatiza Célia Bernardes, responsável pela Escola.

A Supervisora de Saúde da Capela de Socorro, Maricene Ceravolo, destacou que a gestão apoia e valoriza cada vez mais a atuação do Conselho. “Vamos sempre fortalecer a atuação do Conselho, trabalhar juntos e dar o melhor da saúde para a população”, afirma ela.

Para o Supervisor de Saúde de Parelheiros, Mauricio Fernando Lopes, é necessário também agregar o Conselho. “As supervisões de Capela do Socorro e Parelheiros já atuam juntas na saúde, esperamos que os membros dos seus conselhos também trabalhem assim”, propõe ele.

Sanando dúvidas de Conselheiros

Após a reprodução do Hino Nacional Brasileiro foi exibido um vídeo com música de cordel que explicava a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância dele para todos.
Na sequência, o professor e representante do segmento “Usuário” Frederico Soares de Lima, palestrante convidado, fez uma análise dos ganhos da população enquanto atuante nas Unidades Básicas de Saúde, e falou sobre a legislação e formação dos atuais e futuros Conselheiros Gestores de Saúde.

Em seguida, a Comissão Organizadora abriu espaço para perguntas ao palestrante, que sanou diversas dúvidas pessoas e citou suas experiências para incentivar novas atitudes no papel dos Conselhos Gestores.
“Estamos avançando muito. Só de existir Conselho Gestor hoje em dia já é um grande ganho, porque antes não tinha. O que mais me anima é essa proposta de Educação Permanente, acho fantástico enxergar a educação de maneira horizontalizada** e aplicá-la,” aplaude Lima.

(**) No livro “Pedagogia do Oprimido”, o educador Paulo Freire defende o método de educação horizontalizada, dizendo ser necessário romper com verticalização do ensino que inibe processos criativos voluntários e ignora a história de vida e experiências do aprendiz.