Domingo é dia de testagem rápida de HIV e sífilis na avenida Paulista

Ação gratuita de prevenção do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo acontece das 12h às 16h, próximo ao parque Mário Covas

Por Thiago Pássaro

O programa municipal de DST/AIDS, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, estará novamente na avenida mais famosa da capital, a Paulista, neste domingo (20) para continuar oferecendo à população gratuitamente testes rápidos de HIV e sífilis, com resultado em apenas 20 minutos. A equipe estará à disposição na unidade móvel do programa, que ficará estacionada próximo ao parque Mário Covas, das 12h às 16h.

“Completamos no próximo domingo oito semanas da campanha ‘Fique Sabendo’ na Paulista. Nesse período, atendemos mais de 430 pessoas e fizemos 780 testes rápidos. É um resultado bastante expressivo!”, comemora Cristina Abbate, coordenadora do programa municipal.

Para fazer os testes, é preciso realizar um cadastro inicial, coletar uma gota de sangue e aguardar entre 15 e 20 minutos pelo resultado. A resposta é dada por um profissional da saúde de forma sigilosa.

Além dos exames rápidos, a equipe do PM DST/AIDS também faz orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) à população e há ainda distribuição gratuita de camisinhas masculinas e femininas e de gel lubrificante.

Saúde além das unidades

A testagem na Paulista faz parte de uma estratégia de prevenção chamada de “extra-muro”, que leva serviços de saúde para além das unidades.

Durante a semana, normalmente dentro do horário comercial, qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade e os 26 serviços da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids realizam os testes. A ação de prevenção nas ruas, parques, terminais, locais de grande circulação de pessoas, é para oferecer, portanto, mais uma alternativa à população de fazer o teste e, assim, levar mais saúde à cidade.