CRS Sudeste realiza Pré-Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Encontro reuniu cerca de 450 pessoas e elegeu delegados regionais para a Conferência Municipal

Por Camila Mayume / Rosângela Rosendo

Entre outras atribuições, a Vigilância em Saúde tem o papel de promover a saúde da população, pois reúne um conjunto de ações e serviços que visam prevenir e controlar doenças, identificar, minimizar e eliminar os riscos para as pessoas. Para reiterar a importância deste trabalho para a cidade, foi realizada no dia 05 de agosto a Pré-Conferência de Vigilância em Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, na Universidade São Camilo, no Ipiranga.

O encontro mobilizou cerca de 450 pessoas e foi promovido, sobretudo, com o intuito de eleger os delegados que representarão a Sudeste na 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto. Foram eleitos na Pré-conferência Sudeste 53 delegados, sendo 25 do segmento Usuário, 14 do segmento Trabalhador e 14 do segmento Gestor/Prestador.

Participaram da abertura da atividade José Roberto Abdalla, Coordenador Regional de Saúde Sudeste, Adão do Carmo, representante do Conselho Municipal de Saúde, Frederico Soares de Lima, representante do segmento Usuário, Sueli de Medeiros Cardoso Passos Carvalho, representante do segmento Gestor, e Maria Helena Yooco Suzuki Horie, representante do segmento Trabalhador.

Durante o encontro, trabalhadores, usuários, gestores e prestadores discutiram a respeito das características do território e ainda sugeriram propostas de melhoria para as políticas Municipal, Estadual e Nacional de Vigilância em Saúde. Para isso, os debates focaram em quatro eixos temáticos: “O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS”; “Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde”; “Saberes, Práticas, Processos de Trabalho e Tecnologias na Vigilância em Saúde”; e “Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde”.

Após a leitura e os esclarecimentos do Regimento/Regulamento da Pré Conferência de Vigilância em Saúde e com base nos eixos temáticos, o público foi dividido em quatro grupos de discussão, com média de 100 pessoas cada. Segundo os organizadores, todas as propostas tiveram aprovação de mais de 70% dos participantes.

Ações efetivas

Quem participou da Pré-conferência também pode conferir a apresentação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sobre os serviços, fluxo de chamados, além de exposição de Ambulância Avançada nas dependências do campus da universidade.

Também houve mostra das ações realizadas pelas SUVIS dos cinco territórios da região e de animais sinantrópicos. O público também se animou ao som e gingado da equipe da UBS Sacomã, que destacou os riscos e a prevenção das Hepatites Virais na versão ‘Despacito’.

A responsável pela Supervisão de Vigilância em Saude Sudeste, Eliana Carvalho Serra Lopes, destacou a importância do trabalho e atuação da área na manutenção e melhoria da saúde em geral no dia a dia das pessoas. “A Pré-conferência superou nossas expectativas com a presença representativa de gestores, trabalhadores e usuários. Além disso, permitiu reforçar e informar o trabalho da vigilância, com elaboração de propostas a partir das muitas discussões em grupo. Agora, mais fundamentados, vamos defender o que construímos no nosso território”, comemorou.