Novos Conselheiros Gestores tomaram posse em Capela do Socorro

Ao todo, 28 unidades de saúde renovaram seus conselhos, com 296 eleitos, entre titulares e suplentes

Por Taynara Carmo

Na última quarta-feira (9), o auditório do CEU Cidade Dutra sediou a cerimônia de posse dos novos Conselhos Gestores de 28 unidades de saúde de Capela do Socorro.

Dos 296 eleitos (entre titulares e suplentes dos três segmentos: Usuário, Trabalhador e Administração), 180 compareceram. Na ocasião, os reeleitos e novos conselheiros receberam o certificado para iniciar o mandato que terá duração de dois anos.

Após a abertura da cerimônia, a mesa de gestores e interlocutores fizeram pronunciamentos parabenizando os conselheiros. A celebração contou com a presença de representantes da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro e da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul).

A interlocutora da Gestão Participativa da CRS Sul, Sônia Vilela Ferreira Magnani, incentivou os conselheiros: “Se a gente não tiver essa parceria com a unidade, não conseguiremos caminhar. Se estivemos juntos vamos muito mais longe”.

Maricene Ceravolo, Supervisora Técnica de Saúde da Capela do Socorro, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos conselheiros: “O salto de qualidade que temos no SUS é a participação popular. Com o trabalho em equipe, o nosso foco é o usuário, e hoje vocês representam isso”.

Conselho Gestor

O Conselho Gestor é um grupo de participação popular que visa discutir, planejar, ajudar e fiscalizar as ações de saúde das Unidades Básicas de Saúde. Cada UBS possui um conselho, formado por usuários, trabalhadores e administradores eleitos pela população.

Santo Amaro e Cidade Ademar abrem inscrições para Conselheiro Gestor

Na primeira quinzena de agosto, a Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar estarão com inscrições abertas para os interessados em concorrer ao cargo de Conselheiro Gestor dos equipamentos de saúde do território.
Os candidatos deverão comparecer à Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa até o dia 18 de agosto, no horário de funcionamento da unidade, munido da documentação exigida pelos organizadores da eleição.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto, ser usuário ou cuidador da unidade, morador/trabalhador ou estudante do território de abrangência e apresentar o cartão da Unidade de Saúde. No caso do Segmento Usuário de Cidade Ademar é necessário ainda apresentar ata ou lista de presença da entidade que o indicou.

Já no Segmento Trabalhador podem candidatar-se às vagas todos os trabalhadores dos equipamentos, independente do vínculo contratual, com exceção dos profissionais que estejam exercendo funções de gerenciamento nas unidades e nas Coordenadorias de Saúde. Também é necessária a apresentação do documento de identidade.

As eleições das unidades de Cidade Ademar acontecerão no dia 24 de agosto. Já em Santo Amaro a votação acontece no dia 25 de agosto.