SAMU-SP leva treinamentos e programa de prevenção ao trote para Expo Emergência 2017

Núcleo de Educação em Urgência (NEU) estará no pavilhão verde, com apresentação da Central de Operações, do programa Amigos do SAMU e outros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) participará da 10ª edição da Expo Emergência 2017 – Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de agosto, das 13h às 21h, no Expo Center Norte.

Considerada o maior evento do setor, a feira se consolida como espaço indispensável para a geração de negócios, troca de experiências e formação profissional.

O estande do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU-SP estará no pavilhão verde, com exposição de banners do serviço, apresentação da Central de Operações, dos trabalhos levados a congressos e do programa Amigos do SAMU.

Ao longo dos três dias de feira, os enfermeiros do NEU ministrarão treinamento, conforme programação abaixo.

• 14h e 18h – Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com uso do desfibrilador externo automático (DEA) no adulto, seguida de prática nos manequins de treinamento. Segundo a literatura médica internacional, a cada minuto sem atendimento adequado para uma parada cardíaca perde-se 10% da chance de sobrevida. O DEA salva vidas, pois 80% das paradas cardíacas ocorrem fora de ambiente hospitalar. Um leigo treinado para fazer a compressão torácica e usar o desfibrilador aumenta a chance de sobrevivência;

• 16h e 20h - Engasgo no adulto e no bebê: demonstração da técnica com adulto e bebê, seguido de prática.

Programa Amigos do SAMU

Para minimizar o impacto dos trotes, o NEU implantou o Programa Amigos do SAMU nas escolas. O objetivo é sensibilizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância e a finalidade do SAMU, a forma correta de utilização do serviço e os riscos da prática do trote.

O programa foi colocado em prática por meio do corpo de instrutores e funcionários do próprio serviço que realizam as atividades nas escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo.

O SAMU-SP conta com uma ambulância destinada exclusivamente para treinamentos e projetos desenvolvidos com a comunidade. O veículo é semelhante ao utilizado no atendimento normal. Uma equipe do NEU vai com essa ambulância até a escola, realiza uma pequena simulação de atendimento envolvendo as crianças e depois conversa com as elas sobre a importância do serviço, o risco do trote e forma correta de acionamento do SAMU.

As atividades são encerradas com a visita aberta às crianças na ambulância e o manuseio dos materiais e equipamentos. Ao término das atividades, as crianças recebem um folheto explicativo do Programa Amigos do SAMU para levarem para casa e a escola recebe um certificado de Escola Amiga do SAMU. Para receber a visita do SAMU-SP, basta enviar uma solicitação para o e-mail: samueducacao@prefeitura.sp.gov.br

Sobre o SAMU-SP

Na cidade de São Paulo, a Central de Regulação do SAMU-SP atende a cerca de cinco mil ligações diariamente; são abertas 1.100 ocorrências por dia. O serviço possui 122 ambulâncias e 36 motolâncias nas 64 bases distribuídas em todas as regiões da cidade.

Serviço

Expo Emergência
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
Data/hora: 16, 17 e 18 de agosto, das 13h às 21h