UBS Jardim Nakamura promoveu ação em prol de conservação de nascente

Iniciativa foi uma parceria do PAVS com o Instituto Favela da Paz

Por Marie Serafim

Em 7 de agosto aconteceu uma ação conjunta entre o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Nakamura, e o Instituto Favela da Paz, em para a conservação de uma nascente localizada nas imediações do território.

No entorno da nascente foram feitas algumas modificações para a conservação do local: revitalização do espaço com grafite, implantação de um poste de luz feito de materiais recicláveis (canos, garrafa PET, lâmpadas de emergência queimadas, por exemplo). Também foi instalado um sistema de captação de energia solar para iluminar a mina durante a noite. O multiplicador desse conhecimento, o músico Fábio Miranda de Moura, além de fazer parte do Instituto Favela da Paz, também é um representante do Projeto Periferia Sustentável.

A ação contou também com o apoio do Centro para Crianças e Adolescente (CCA) São José, Centro para Juventude Ranieri (CJ), Ciclo Social Arte, profissionais da UBS e mais de cinquenta pessoas da comunidade.

“Por meio dessa ação a comunidade pode se conscientizar da importância de preservar pontos de nascentes de água com sustentabilidade e qualidade de vida”, diz Francisco das Chagas Martins da Silva, Agente de Promoção Ambiental.

Qualidade da água

Antes da revitalização, a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) do M’ Boi Mirim foi acionada para fazer as análises técnicas necessárias para verificar se a água da nascente era contaminada ou potável para consumo humano.

Essa verificação faz parte do escopo do Programa Municipal de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano de São Paulo – VIGIAGUA (saiba mais em: https://goo.gl/pi8wtm).
O Programa está pactuado entre as esferas federal, estadual e municipal, e sua atuação está embasada na Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 (republicada em 4 de janeiro de 2012), do Ministério da Saúde, que define o padrão de potabilidade da água para consumo humano no país.

Serviço

UBS Jardim Nakamura
Rua Manuel Vitor de Jesus, 811 – Jardim Nakamura