Programa municipal DST/AIDS atinge marca de 600 testes rápidos de HIV e sífilis na Paulista

Testagem gratuita acontece todos os domingos, das 12h às 16h, próximo ao parque Mário Covas

Por Thiago Pássaro

O programa municipal DST/AIDS, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, atingiu no último domingo passado (6) a marca de 600 testes rápidos de HIV e sífilis realizados na avenida Paulista. Na última ação, 70 pessoas foram atendidas e, consequentemente, 140 exames feitos.

“A campanha ‘Fique Sabendo’ na avenida Paulista tem tido ótimos resultados. Aproveitamos o fechamento da via para carros aos domingos para oferecer mais um local de testagem gratuita, além dos muros das unidades de saúde. A prevenção precisa estar onde as pessoas estão”, conta Cristina Abbate, coordenadora do programa.

Os testes são realizados na unidade móvel do programa DST/AIDS, que também distribui gratuitamente gel lubrificante e camisinhas masculinas e femininas. No local, agentes de prevenção e profissionais da saúde orientam ainda as pessoas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Para fazer o exame rápido é preciso primeiro preencher um breve cadastro. Depois, é feita a coleta de material, que consiste numa picadinha no dedo ou o colhimento de fluído oral. Em seguida, é só aguardar cerca de 20 minutos pelo resultado. A resposta -– negativa ou positiva – é dada individual e sigilosamente.