UBS Paraisópolis II consegue resultados positivos no combate ao tabagismo

Grupo da unidade realiza encontros para auxiliar o tratamento de quem quer largar o vício

Texto / foto Marie Serafim

Ao longo do mês de junho, a UBS Paraisópolis II promoveu cinco encontros do grupo de cessação do tabagismo para auxiliar e orientar pessoas que querem colocar um fim ao vício do tabaco.

A cada encontro são trabalhadas técnicas que ajudam no processo de parar de fumar, como relaxamento e respiração, utilização do kit fissura e uma autoanálise para identificar em que momento o paciente mais sente vontade de fumar e como lida com essas situações. Também são reservados momentos para o participante falar das suas angústias, desabafar e contar as dificuldades que enfrenta para largar o cigarro.

A atividade é ministrada pela farmacêutica Aline Bertoni, pelo psiquiatra Claudio Viegas, pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Saúde Bucal, além dos técnicos da farmácia. “O grupo auxilia a entender o que acontece com o tabagista em suas tentativas de parar de fumar, tendo como objetivo a promoção da saúde e o resgate da autoestima”, diz Aline.

Benefícios da cessação do tabagismo

O grupo foca na terapia cognitivo-comportamental, ou seja, auxilia o paciente a perceber e intervir (modificar) seu pensamento, e ajuda o tabagista a entender que fuma sofre de dependência química e psicológica, e que não é verdade a afirmação de que “não deixa de fumar porque não quer”.

Se necessário, o uso de remédios pode ser indicado, para ajudar a combater o vício do tabaco.

“A qualidade de vida de quem para de fumar melhora muito e os benefícios vão se acumulando com o passar do tempo, pois melhora a capacidade pulmonar, diminuí os riscos de doenças do coração, de enfisema, e de vários cânceres”, esclarece Aline.

O grupo da UBS teve início com dezenove pacientes e após cinco sessões, o resultado foi bastante satisfatório: quinze pacientes largaram o vício.

Nos meses de julho e agosto, os pacientes farão manutenção com o doutor Claudio Viegas para acompanhamento e controle de recaídas.

Programa de Tabagismo em SP

No município de São Paulo existem 257 unidades de saúde aptas para realizar o acolhimento e o tratamento para a cessação do tabagismo.

O tratamento ofertado nos serviços de saúde inclui desde a avaliação clínica, passando por uma abordagem mínima ou intensiva e, caso necessário, até a intervenção medicamentosa.

Pode ser organizado em sessões em grupo ou individuais que são coordenadas por profissionais de saúde de nível superior.

É focado na mudança de comportamentos e, ao longo dos encontros, são abordados temas como por que se fuma e como isso afeta a saúde; os primeiros dias sem fumar; como vencer os obstáculos que dificultam a pessoa a continuar não fumando; os benefícios obtidos após parar de fumar; e prevenção de recaídas.

O atendimento segue o protocolo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que prevê em suas diretrizes o tratamento do tabagista e a qualificação do cuidado.