PAI Bertioga e PAI Mooca promovem ‘Festa Sem Quedas’

Quadrilha, encontro de casais e grupos de saúde do homem integram a programação de atividades para os idosos do programa

Por Camila Mayume e Rosângela Rosendo

As equipes do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Bertioga e Mooca, da região Aricanduva/Mooca, além de comemorar as festas juninas, aproveitaram o mês de junho para celebrar a semana mundial de prevenção de quedas, com uma série de atividades voltadas aos cuidadores familiares e os participantes de Dança Sênior e distribuição de material educativo.

No dia 29 de junho, o PAI Mooca e o PAI Bertioga realizarão o II Encontro de Casais, com direito à quadrilha de usuários e profissionais de saúde do programa. Já no dia 30, os idosos do PAI Bertioga participarão da Festa Junina do Núcleo de Convivência de Idosos Santa Vincenza Gerosa, onde será realizado o bingo temático com roda de conversa.

Em vez de números cartelas trazem palavras que remetem ao risco de quedas

Segundo os organizadores da ‘Festa Sem Quedas’, além de diversão, o bingo temático promoverá a prevenção de acidentes, pois em vez de números, as cartelas trazem palavras que remetem ao risco de quedas. “Por exemplo, quando a enfermeira cantar a palavra ‘escuro’, explicará os perigos que os idosos correm por andar em ambientes pouco iluminados ou sem luz e assim sucessivamente com outras palavras”, explica Ana Maria Peres, supervisora das equipes do PAI.

Estas atividades fazem parte da programação da ‘Festa sem Quedas’ dos PAIs da região, que teve início no dia 19 de junho, com a realização de roda de conversa, dança sênior e ainda aplicação de pesquisa com os idosos, para identificar a frequência de quedas sofridas pelos mesmos nos últimos meses.

“O resultado vai permitir fazer levantamento de dados que servirão de apoio para orientar os usuários a prevenir acidentes em casa ou na rua”, destaca Ana Maria. Cerca de trinta pessoas participaram da ação. No dia 20 de junho, o PAI Bertioga ainda promoveu Grupo de Saúde do Homem em parceria com o PAI Mooca, que destacou a prevenção de doenças, a socialização e, consequente, a adesão a tratamentos e ao autocuidado.