CRS Norte realizou seu primeiro mutirão para fornecimento de órteses

Pacientes puderam tirar molde para confecção de órteses

Por Aline Oliveira

O Centro Especializado em Reabilitação FÓ-Brasilândia (CER II), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, realizou o primeiro mutirão para o fornecimento de órteses da região norte. A iniciativa deve ocorrer uma vez a cada mês na unidade.

Nessa primeira edição da atividade foram feitas órteses suropodálicas para os usuários; oportunamente, também serão confeccionados bengalas, andadores, palmilhas e sapatos adaptados. O objetivo é zerar a fila de pacientes que precisam das órteses até o final do ano.

Os benefícios das órteses são muitos como se pode depreender da fala da fisioterapeuta Danielle Pires de Souza. “Elas previnem deformidades, melhoram o modo de andar, e, consequentemente, contribuem para uma melhor qualidade de vida dos usuários”, explica ela, que faz o atendimento aos pacientes durante a consulta.

Os moldes são feitos em digitalização 3D, o que torna o processo mais rápido e preciso. “É uma tecnologia de ponta”, ressalta a gerente da unidade, Rosemary Haberland. “A maioria dos pacientes”, continua ela, “não precisa passar pela moldagem antiga, mas em alguns casos, como no das crianças, por exemplo, ainda é necessário fazer a moldagem em gesso. Após esse processo, o usuário recebe sua órtese 35 dias depois”, informa ela.

Para Luiane de Souza Nascimento, que levou o filho de seis anos para fazer o molde para a órtese, a ação veio em boa hora. “Achei que fosse demorar mais, porque ele precisa do aparelho há bastante tempo. Desde pequeno percebemos que ele andava torto, e isso só piorava quando era forçado a pisar corretamente, agora a órtese vai ajudá-lo a corrigir o jeito de andar”.

“Esta iniciativa é um ganho bastante importante para a reabilitação dos pacientes e para a saúde pública, pois antes não havia esse tipo de programa”, avalia Rosemary. Além de atender pacientes das redondezas, o CER II FÓ será referência para este procedimento também de pacientes das unidades CER Tucuruvi e Carandiru, NIR (Núcleo integrado de reabilitação) Jaçanã, Perus e Maria Cecília.

O CER II FÓ está como referência para o fornecimento de órteses; já o CER Tucuruvi é referência na disponibilização de cadeiras de rodas. Os CER Carandiru e NISA Pirituba oferecem atendimento especializado para o fornecimento de aparelhos auditivos.

Serviço

Centro Especializado de Reabilitação – FÓ

Rua Engenheiro Edgar Ferreira de Barros Júnior, 75