CER III Santo Amaro recebe visita de fonoaudiólogas do Piauí

As profissionais piauienses vieram a São Paulo e aproveitaram para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro de Reabilitação

Por Marie Serafim

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Santo Amaro é qualificado para atender a três tipos de deficiência a física, a intelectual e a auditiva, incluindo a dispensação de cadeira de rodas e de aparelhos auditivos. O atendimento aos usuários é feito sempre mediante o encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dentro da região de Santo Amaro e Cidade Ademar.

Da esquerda para a direita: Camila Damasceno Rodrigues (fono), Mariele Viana (fono)Silvana Bertoncini (gerente), e Maria Cecília Baldi

As fonoaudiólogas Camila Damasceno Rodrigues, Maria Cecília Baldi Simões Ferreira e Marielle Teixeira de Oliveira Cardoso Viana, do Piauí, estiveram em São Paulo para participar de um evento de fonoaudiologia e aproveitaram a ocasião para fazer uma visita técnica ao CER e conhecer os procedimentos e métodos desenvolvidos pela unidade.

Para possibilitar um intercâmbio de experiências, a visita das fonoaudiólogas ao CER III Santo Amaro foi agendada pelo Centro de Integrado de Reabilitação (CEIR) III do Piauí, em que elas trabalham.

“É muito interessante, porque a reabilitação vem ganhando muito espaço e essa troca de conhecimentos enriquece todos os envolvidos. Mesmo trabalhando com públicos diferentes, o profissional ganha muita experiência conhecendo e discutindo o trabalho do outro”, diz Silvana Bertoncini, gerente do CER III Santo Amaro.

O interesse no CER III Santo Amaro

O interesse das fonoaudiólogas em conhecer o CER III Santo Amaro foi despertado pelo curso de Educação à Distância “Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças de 0 a 3 anos”, do qual participaram profissionais de fonoaudiologia oriundos de vários lugares do país que já atuavam dentro de um CER.

“Depois de trocar muitas experiências, isso despertou na gente o interesse de buscar mais informações, de saber mais sobre a rotina do CER III, sobre a dinâmica, enfim, de conhecer os métodos de atendimentos aqui aplicados que são diferentes dos nossos ”, relata a fonoaudióloga Marielle Teixeira de Oliveira Cardoso Viana.

Impressões deixadas

De acordo com as visitantes, todo o conjunto da obra desenvolvido na unidade para melhor atender aos usuários é muito bom. “Viemos para cá com o interesse de observar, trocar experiências e de acrescentar o que aqui aprendemos ao que já temos em Teresina”, explica a fonoaudióloga Camila Damasceno Rodrigues.

Para Maria Cecília Baldi Simões Ferreira, fonoaudióloga e membro do Conselho Regional de Fonoaudiologia, é muito importante buscar em outros centros especializados serviços que possam engrandecer e melhorar o trabalho realizado por elas e pela equipe do CEIR de Teresina.

No decorrer da visita, as fonoaudiólogas destacaram alguns serviços do centro de Santo Amaro, como, por exemplo, o atendimento/ tratamento oferecido ao público, o sistema de pronto-socorro de aparelho e os procedimentos de moldagem dos aparelhos auditivos, já que após a pré-moldagem o paciente já sai com o molde do seu aparelho, que será feito de acordo com o seu tipo e grau de perda de audição e fiel à anatomia do seu conduto auditivo, o que facilita a adaptação ao uso do mesmo.