Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo

Na capital paulista, mais de 2,8 milhões pessoas foram imunizadas; população na faixa etária de 55 a 59 anos também foi incluída entre os grupos prioritários

O último dia da campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo será nesta sexta-feira (23). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta reta final da campanha, ampliou o público-alvo, incluindo a população na faixa etária dos 55 aos 59 anos para ser imunizada contra o vírus Influenza. Até o momento, mais de 2,8 milhões pessoas tomaram a vacina, o que corresponde a 79,4% da meta de imunização dos grupos prioritários.

Neste último dia, o objetivo da pasta é aumentar ainda mais o índice de vacinação do público-alvo. Por isso, é recomendado que os integrantes dos grupos específicos procurem um posto ou unidade de saúde para tomarem a vacina. Como o nível de adesão dos grupos prioritários foi significativamente alto na cidade de São Paulo, a campanha não se estendeu para toda a população, como ocorreu por recomendação do Ministério da Saúde em outros municípios, que indicaram menor procura.

Integram os grupos prioritários os trabalhadores da saúde (pública e privada), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de carta com pedido do médico), professores das escolas públicas, privadas e população privada de liberdade (presídios e cadeias), funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa.

Nas últimas semanas, foram incluídos ainda policiais civis e militares, bombeiros, carteiros e funcionários do Poupatempo e Defesa Civil, além de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Estes profissionais estão sendo imunizados com uma cota extra de vacinas disponibilizada pelo governo do Estado de São Paulo.

A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e de pneumonia. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina.

“A imunização não provoca gripe, já que as partículas de vírus presentes na vacina estão ‘mortos’. O procedimento é quase sempre indolor e bem simples. Além da população de 55 a 59 anos, esperamos que ainda mais pessoas pertencentes aos grupos prioritários busquem os postos de saúde para tomar a dose”, comenta Cristina Shimabukuro, coordenadora da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).

Algumas pessoas podem apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a imunização. A campanha teve início em 17 de abril e a relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa).