Seminário sobre cuidados e proteção aos idosos movimenta Rede de Proteção do Idoso de Vila Mariana Jabaquara

Atividade ocorreu dia 09 de junho com a participação de 100 pessoas para discutir, entre outros assuntos, o fortalecimento do bem-estar dessa parcela da população brasileira e como garantir a qualidade dos sistemas de proteção social a ela destinados

Por Camila Mayume


O cuidado e a proteção do idoso foram os temas em destaque durante o XIII Seminário da Rede de Proteção ao Idoso de Vila Mariana/Jabaquara, realizado no último dia 09 de junho, no Auditório do Hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, com a presença de 100 participantes, entre usuários e profissionais de saúde que integram a Rede de Proteção do Idoso da região. O evento, que acontece a cada seis meses, faz parte da programação de atividades do Fórum de Proteção a Pessoa Idosa.

Durante a abertura, a médica e Supervisora Técnica de Saúde da Vila Mariana/Jabaquara, Célia Regina Sekurcinski, destacou a prevenção da violência contra os idosos e as práticas integrativas e complementares que contribuem para o fortalecimento da assistência e a promoção da saúde.

Na sequência, Alexandra M. S. Paladino, assistente social do Programa Acompanhante de Idoso (PAI), da UBS Jardim Lourdes, proferiu a palestra ‘Vínculos Familiares e o Cuidado da Pessoa Idosa’, durante a qual apresentou esclarecimentos sobre os diversos modelos existentes de família social e econômica, o envelhecimento saudável e a importância do PAI para a população. “Não existe uma única forma de envelhecer, cada ser humano envelhece de forma singular”, enfatiza ela.

Para completar a programação do seminário, foi aberto o Fórum de Debates ‘Como, quando e onde buscar a proteção da pessoa idosa em casos de violência?’, com a participação da Promotora de Justiça Cível do Fórum Vila Mariana/Jabaquara, Anna Trotta Yaryd, que reafirmou a importância do trabalho conjunto entre a saúde, a promotoria e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Também foi convidado a participar do fórum o psicólogo do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) Jabaquara, Flávio Rossi.

Durante a dinâmica com os participantes, a assistente social e interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, Elisa Aparecida Gonçalves Moreira, reiterou a importância e o papel da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (RASPI), hoje composta pelas UBS da região, equipes do PAI e Unidades de Referência de Saúde do Idoso (URSI). A profissional também ressaltou o trabalho intersetorial com a SMADS, por meio da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que hoje atende 60 pessoas dessa faixa etária e atua para acolher e garantir a proteção integral do idoso em situação de vulnerabilidade social.

“A partir da Avalição Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) o usuário é encaminhado para uma unidade de referência secundária, a URSI, que mantém um gerenciamento compartilhado com a Unidade Básica de Saúde (UBS). Posteriormente, é elaborado um plano terapêutico singular para o paciente, em que são avaliadas as fragilidades e as questões de cognição do mesmo. O tratamento do idoso é realizado na URSI pelo período de seis meses, com retorno para a unidade básica após a alta”, explica Elisa.

Rede de Proteção ao Idoso

Com o objetivo de promover a saúde, o cuidado e a proteção ao público da terceira idade foi criada, em 2010, a Rede de Proteção ao Idoso. A rede ainda busca garantir a cidadania, a prestação de serviços e o desenvolvimento de ações voltadas ao atendimento das necessidades básicas dessa parcela da população, com a participação de seus familiares.

Além dessas atribuições, a rede promove o Fórum de Proteção a Pessoa Idosa, que acontece toda segunda sexta-feira de cada mês, com reuniões baseadas em temas prioritários aos idosos. A participação é aberta a profissionais da saúde, da assistência social, organizações não-governamentais ligadas à assistência social, líderes da comunidade, conselheiros gestores de saúde, promotoria do idoso e a qualquer pessoa interessada em fazer parte da rede.

Os dados do envelhecimento

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2030 é o ano em que se estima que a porcentagem de brasileiros com 60 anos ou mais vai ultrapassar a de crianças de 0 a 14 anos de idade. Esse dado associado à diminuição das taxas de natalidade e ao aumento da expectativa de vida implica repensar e reforçar políticas públicas de saúde e de assistência social destinadas a esse segmento da sociedade, pois o envelhecimento da população brasileira é um enorme desafio a ser enfrentado por um país como o Brasil.

Para se ter uma ideia, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de base domiciliar, realizada em parceria com o IBGE em 2013, os idosos brasileiros são proporcionalmente a parcela da população que mais faz uso dos serviços de saúde. Por isso, é imperativo incrementar as políticas públicas de promoção e proteção à saúde dessa faixa etária e capacitar profissionais nas especificidades do envelhecimento, para garantir que esse processo ocorra com qualidade de vida.