Última semana da Campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo

As doses estarão disponíveis nos postos até esta sexta-feira, dia 26. Até agora, 1,7 milhão de pessoas já foram imunizadas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo alerta para a última semana da campanha de vacinação contra a gripe. As pessoas que integram os grupos prioritários podem procurar os postos para se imunizar até esta sexta-feira, dia 26.

A campanha teve inīcio no dia 17 de abril e ao todo já foram imunizadas 1,7 milhão de pessoas. Isso corresponde a quase 55% do público-alvo, que representa aproximadamente 3,4 milhões de pessoas no município. A meta definida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde é que 90% deste público seja vacinado.

Os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, integram trabalhadores da saúde (pública e privada), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de carta com pedido do médico), professores das escolas públicas, privadas e população privada de liberdade (presídios e cadeias), funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa.

Nas últimas semanas, foram incluídos policiais civis e militares, bombeiros, carteiros e funcionários do Poupatempo e Defesa Civil. Além deles, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Estes profissionais serão imunizados com uma cota extra de vacinas disponibilizada pelo governo do Estado de São Paulo.

O objetivo da campanha é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público-alvo. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia.

“É importante deixar claro que a vacina não causa gripe, pois na sua composição existem apenas partículas de vírus ‘mortos’, então, quem integra um dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, pode procurar os postos até esta sexta-feira”, salienta Cristina Shimabukuro, coordenadora da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde).

As únicas contraindicações da vacina são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina Influenza.

Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação.

A relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa).