Programa Dr. Saúde recebe quinta unidade móvel

Nova carreta tem capacidade de realizar até 60 atendimentos por dia em coloproctologia. Programa já realizou mais de 2.500 atendimentos

Da Secretaria Especial de Comunicação


O prefeito e o secretário Wilson Pollara (Saúde) entregam nesta segunda-feira (22) a quinta carreta do Programa Doutor Saúde, que irá agilizar os atendimentos em coloproctologia. A nova unidade móvel passará a receber pacientes a partir de 19 de junho em São Mateus, na Zona Leste, e tem capacidade de atender até 60 pessoas por dia. Desde janeiro, o programa já realizou mais de 2.500 atendimentos em oftalmologia, saúde do homem, cirurgia vascular e tomografia.

O caminhão oferecerá consultas com especialista em coloproctologia, exames laboratoriais, como sangue oculto nas fezes, ultrassom e retossigmoidoscopia, utilizado para o diagnóstico das doenças como câncer retal, pólipos intestinais e colites na porção final do intestino grosso. A nova unidade receberá investimentos mensais de R$ 320 mil.

De 1º de janeiro a 13 de maio, o Doutor Saúde realizou 3.467 agendamentos e atendeu 2.518 pacientes. “Estamos proporcionando melhor atenção à saúde da população com ações de prevenção. E a iniciativa privada vem percebendo o esforço da gestão e busca colaborar com doações e empréstimos que possam melhor garantir a assistência em saúde”, afirma Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

A empresa Man Latin America cedeu por comodato ao Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) Global, parceiro da Prefeitura no Doutor Saúde, um caminhão Volkswagen Constellation Titan 19.330 para movimentação dos equipamentos. Nos próximos dias, a empresa deve entregar um segundo veículo para uso exclusivo no deslocamento das unidades do programa. Cada caminhão tem valor de mercado de R$ 268.815,00.

O programa Doutor Saúde tem o objetivo de levar atendimentos médicos e exames para todas as regiões da cidade em carretas adaptadas, promovendo a prevenção de problemas de saúde por meio do acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. Para isso, cada especialidade conta com uma unidade móvel, que irá percorrer a cidade em sistema de rodízio, com permanência de dois meses em cada bairro.

Atualmente, há quatro unidades em circulação: oftalmológica, em Capela do Socorro, na Zona Sul; saúde do homem, em Perus, na Zona Norte; vascular, em Itaquera, na Zona Leste; e a de tomografia, que começou a operar nesta segunda-feira (22) em Santo Amaro, Zona Sul. As carretas funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e para utilizar o serviço é necessário fazer o agendamento em uma UBS.

Os próximos passos do programa são a disponibilização de mais cinco unidades, para atendimentos em saúde escolar, gastroenterologia, saúde da mulher, odontologia e dermatologia.

Leia mais

Programa Doutor Saúde leva consultas e exames em unidades móveis a todas as regiões de SP