509 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em São Paulo

A partir da próxima semana pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais entram na vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo já imunizou 509 mil pessoas nas duas primeiras semanas da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Isso corresponde a cerca de 20% da meta de 90% do público-alvo (definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde) que representa aproximadamente 3,4 milhões de pessoas.

A campanha teve início no último dia 17, de forma escalonada, ou seja, com um novo grupo incluído a cada semana. Trabalhadores da saúde (pública e privada), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menores de cinco anos e indígenas já estão sendo vacinados.

A partir da próxima terça-feira, dia 2 de maio, serão adicionados à vacinação pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e, na semana seguinte, a partir do dia 8 de maio, será a vez dos professores das escolas públicas e privadas. Já a vacinação da população privada de liberdade (presídios e cadeias), funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa ocorrerá a partir de 15 de maio.

Neste ano, a campanha acontece até 26 de maio. A mobilização nacional da campanha, considerada o “Dia D”, será em 13 de maio (sábado).
“O objetivo da campanha é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público-alvo. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia”, explica Cristina Shimabukuro, coordenadora da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde).

É importante deixar claro que a vacina não causa gripe, pois na sua composição existem apenas partículas de vírus ‘mortos’. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação.

As únicas contraindicações da vacina são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina influenza.

A vacina é gratuita e está disponível em todas as UBS de segunda a sexta, das 7h às 19h. Nas UBS/AMAs Integradas a vacinação se estenderá aos sábados, no mesmo horário. A relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa).