8 de Maio: Dia Nacional de Luta contra a Endometriose

Hospital Municipal Maternidade-escola de Vila Nova Cachoeirinha adquire bisturis ultrassônicos e grampeadores intestinais para a cirurgia de endometriose profunda

Fachada de cimento do Hospital Municipal Maternidade - Escola de Vila Nova cachoeirinha. Ao fundo, árvores e alguns carros estacionados.

A data 8 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose. Coincidentemente, a Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha receberá, na segunda metade do mês de abril, um conjunto de instrumentos tais como bisturis ultrassônicos e grampeadores intestinais que ajudam a tornar a cirurgia de endometriose profunda mais segura, reduzindo substancialmente o índice de complicações.

Com a compra destes instrumentos por essa gestão, a Clínica Ginecológica da Maternidade Cachoeirinha torna-se referência no tratamento cirúrgico da endometriose de maior complexidade no município.

Assim, de 08 a 12 de maio, realizaremos, na Maternidade Cachoeirinha, a Semana Nacional de Luta Contra a Endometriose, com palestras para o corpo clínico para sensibilizar e despertar a atenção para o diagnóstico precoce da doença.

No encerramento da semana, no dia 12 de maio, sexta-feira, serão realizadas palestras sobre o tema e oferecidos esclarecimento de dúvidas básicas. No evento serão apresentados os números do Núcleo de endometriose e vídeos de cirurgias realizadas na instituição.

A Clínica Ginecológica da instituição está criando um ambulatório específico para adolescentes da região – Zona Norte, onde serão fornecidas, entre outras, orientações sobre contracepção, informações sobre sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

E, aproveitando a "janela de oportunidade" serão realizadas pesquisa sobre sinais e sintomas que indiquem a presença de endometriose. Sabe-se que a doença costuma ter início na adolescência, e se for diagnosticada e tratada precocemente, é possível evitar que muitas meninas venham a apresentar as formas mais graves da doença e todas as suas implicações – veja abaixo.

Esse trabalho fará parte da segunda fase de um programa que começou a ser elaborado e desenvolvido em 2012, denominado "anticoncepção prolongada em populações vulneráveis".

Na primeira fase, serão atendidas principalmente adolescentes que já tiveram bebê na Maternidade, com o intuito de prevenir uma segunda gestação não planejada. A ideia é também tentar prevenir uma primeira gravidez não planejada na adolescência, diminuir os índices de DST e realizar o diagnóstico precoce de endometriose.

De olho na endometriose

Os sintomas mais comuns da endometriose são dor menstrual – cólicas menstruais, habitualmente intensas, e que não costumam melhorar com analgésicos comuns. Com a evolução, ela passa a causar dores também no ato sexual, que podem se estender para outros períodos do ciclo. É considerada a principal causa de absenteísmo no trabalho e um dos principais motivos de infertilidade feminina. Além de comprometer muito a sexualidade, a qualidade de vida e levar à infertilidade, pode acarretar situações mais graves como oclusão intestinal e ureteral e, consequentemente, até a perda de um rim.


Programação - Endometriose

12 de maio:

Das 8h às 8h15

Mesa de abertura Dra. Claudia Tanuri – Diretora de Departamento Técnico / Dr. Pedro Alexandre Federico Breuel – Gerente de Ensino e Pesquisa

Das 8h15 às 9h

Palestra: Endometriose, epidemiologia, diagnóstico e tratamento – Dr. Eduardo Schor - Professor Livre Docente e chefe do Setor de Endometriose e Dor Pélvica do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina)

Das 9h às 9h10: Debate

Das 9h10 às 9h30

Palestra: O atendimento prestado à paciente com endometriose na Cachoeirinha
Palestrante: Dr. Kleber Carrapatoso - Coordenador da Clínica Cirúrgica do HMEC

Das 9h30 às 9h50

Palestra: Tratamento Cirúrgico da Endometriose Profunda na Cachoeirinha
Palestrante-Dr. Geraldo Maurício de Nadai- Gerente Assistencial / Coordenador do grupo de Endoscopia Ginecológica - HMEC

Das 9h50 às 10h10
Coffe break

Das 10h10 às 10h30

Palestra: A contracepção prolongada para prevenção da gravidez na adolescência pode também prevenir a evolução para endometriose profunda?
Palestrante: Dr. Thiago Guazzelli - coordenador do programa de Planejamento familiar do HMEC

Das 10h30 às 10h40: Debate

Das 10h40 às 11h00

Palestra: Ambulatório voltado para atendimento de adolescentes com foco na contracepção e rastreamento de endometriose inicial – uma nova experiência
Palestrante: Dra. Vera Denise de Toledo Leme - Coordenadora da Clínica Obstétrica
Público alvo- médicos, residentes e demais profissionais da assistência