Cecco Santo Amaro oferece aulas de percussão para jovens e adultos com autismo

Nos encontros semanais, os alunos aprendem a tocar diversos instrumentos, resgatam os valores de cantinas antigas e desenvolvem a musicalidade

Por Taynara Carmo

Partcipantes sentados formam um grande círculo segurando violões e instrumentos de percussão. Ao centro, no chão, um círculo azul e dentro um amarelo com chocalhos espalhados.

Destinado aos jovens e adultos com autismo, o Grupo de Percussão do Centro de Convivência e Cooperativa Santo Amaro (Cecco Santo Amaro), oferece aulas semanais, usando a música como ferramenta para promover a autonomia e a inclusão dos participantes. Nos encontros os usuários aprendem a tocar violão, pandeiro, bumbo, tantan, atabaque, berimbau e diversos outros instrumentos musicais.

As aulas são ministradas pelo Mestre Tigrão, que atua com projetos musicais desde 1998. O mestre contou qual é o objetivo do grupo e como ele auxilia na vida dos alunos: “Aqui a ideia é estimular a musicalidade e por meio dela entender a questão da nossa organização como grupo. O avanço não é só deles, mas de quem compartilha com eles também, porque há uma forte evolução na questão cuidar ou de se cuidar”, contou.

Resgatando as cantigas de roda de capoeira, os clássicos do Carnaval e do samba, os integrantes do grupo soltam a voz para cantar, fortalecendo a musicalidade e desenvolvendo diversas habilidades. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, na sede da Associação Cultural Corrente Libertadora, e a atividade conta com os pacientes encaminhados, mas também é aberta para familiares.

A filha de Derci Alves, Raila Alves, desenvolveu a fala através do grupo de percussão: “Antes ela nem falava, depois que começou a cantar aqui desenvolveu muito a fala”, conta a mãe. Ambas participam da atividade semanalmente e não perdem uma quinta-feira: “Nós adoramos aqui, nem sei explicar o quanto é importante vir pra cá e aprender tantas coisas”, falou Derci.

A aluna Claudia Augusta Pinheiro está no grupo há pouco mais de dois anos, e foi encaminhada juntamente com o filho para participar da atividade musical: “Quando entrei, eu gostei muito. Meu filho adora aqui também. Eu amo a convivência com o pessoal, tenho muito amor pelas pessoas. Não sei tocar muito bem, mas acho aqui um lugar ótimo. Aqui eles tratam a gente de igual para igual”, disse Claudia.

Darida Rosa, também aluna do Mestre Tigrão, não poupou elogios ao grupo, e contou o que essa experiência significou em sua vida: “Essa experiência é boa porque eu saio de casa, faço um pouco de tudo, toco instrumentos que não sabia. Aprendi a tocar pandeiro e vários outros. E quero continuar aqui”.
15 anos do Cecco Santo Amaro

Quinze anos de Cecco na região

No dia 12 de abril, o Cecco Santo Amaro realizou uma festa para comemorar os 15 anos de atuação na região. A festa contou com a presença de vários profissionais do território de Santo Amaro e Cidade Ademar, e com um vasto público.

A abertura foi feita por um Coral de Idosos do Cecco, que encantou o público com a harmonia nas canções. Logo após, uma retrospectiva dos últimos quinze anos foi exibida, mostrando as pessoas que já passaram pela unidade e a evolução ocorrida no local ao longo dos anos.

Com o microfone aberto ao público, a profissional da Escola Municipal de Saúde, Claudia Abreu, deu um depoimento emocionado sobre os seis anos que atuou no Cecco Santo Amaro: “Aqui foi a minha escola, dentro da saúde mental e do serviço público. A palavra convivência é muito importante hoje, junto com a tolerância e empatia que o mundo tem precisado. Estou muito feliz de estar aqui, espero que venham outros quinze anos”.

A festa começou na parte da manhã e só acabou no fim da tarde. Diversas atrações se apresentaram naquele dia, assim como o Grupo de Percussão do Mestre Tigrão.

A gerente da unidade Sônia Felipone contou um pouco sobre a estratégia do Cecco para os pacientes: “Aqui é uma unidade de muita potência, ela é diferenciada. Não só os usuários encaminhados, mas qualquer pessoa pode visitar o Cecco, qualquer familiar. A convivência é valorizada aqui. Promovemos atividades que desenvolvem a convivência, e também a autonomia, até mesmo na geração de renda. Temos empreendimentos de economia solidária e vários outros. Aqui é um equipamento de ponta”.

Atuando com oficinas de teor terapêutico, o Cecco trabalha com diferentes linguagens: artesanais, corporais, culturais, expressivas, práticas integrativas, buscando reestabelecer e reforçar vínculos humanos e sociais.

Serviço

CECCO - Centro de Convivência e Cooperativa de Santo Amaro

Av. Padre José Maria, 555 - Santo Amaro.