No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, as Unidades de Saúde da região Sul promovem ações de prevenção e de cuidados

Para fortalecer a frente de combate a essa doença silenciosa, as unidades farão palestras, caminhadas e ações de conscientização para a população

Por Taynara Carmo

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, é um marco na luta contra a doença que afeta, em média, 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Agindo silenciosamente, sem apresentar sintomas preocupantes, o diagnóstico só é feito, na maior parte das vezes, quando há complicações. Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva podem ser indícios de hipertensão arterial.

Em grande parte dos casos, a hipertensão arterial é hereditária (herdada dos pais), mas outras causas podem acometer a doença, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial são obesidade, consumo excessivo de sal, sedentarismo e tabagismo.

A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. O limite refere-se à máxima em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, popularmente conhecido como “12 por 8”. Em geral, a terapia anti-hipertensiva combina dieta, atividade física e remédios.

Sódio

O sal é o grande inimigo da hipertensão. E não está presente apenas no sal de cozinha, como muitos querem acreditar. Por isso, o hipertenso deve ficar o mais longe possível de alimentos industrializados em geral, como, por exemplo, macarrão instantâneo, molhos industrializados, temperos prontos, lasanhas congeladas, salgadinhos e guloseimas como bolacha recheada, embutidos, carnes processadas, etc., pois eles contêm muito sódio.

A hipertensão arterial causa anualmente 9,4 milhões de mortes no mundo, além de estar relacionada a 54% dos ataques cardíacos e 51% dos derrames cerebrais, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Para alertar sobre os riscos e aumentar a frente de combate da doença, as Unidades de Saúde da Sul prepararam diversas ações de conscientização.

Parelheiros 

A UBS Jardim Embura realiza na segunda-feira, 24 de abril, das 7h30 às 9h uma atividade com a nutricionista e demais profissionais da Saúde no Grupo Saúde Total e com todos os pacientes da sala de espera, incentivando o controle da Pressão Arterial, através da prática de atividade física, alimentação saudável e consumo consciente do sal.

O Grupo de Hipertensão da UBS Colônia, que se reunirá na sala de espera da UBS, no dia 26/o4, das 7h às 8h, para abordar o assunto e conscientizar sobre a doença, dará enfoque ao autocuidado, monitoramento e medicação. No mesmo dia, na parte da tarde, o grupo abordará as ações de prevenção, das 10h às 11h, na Área de Convivência da Unidade.

A UBS Dom Luciano Bergamim irá reunir no dia 25 de abril um grupo com a nutricionista para dar suporte nutricional no combate e prevenção da hipertensão arterial. A atividade acontecerá na própria unidade a partir das 9h.
Já na UBS Vila Marcelo acontece no dia 26, às 9h30, uma triagem de família e Busca Ativa de hipertensão arterial e Diabetes mellitus.

Campo Limpo

Dez unidades de saúde sob gerenciamento da Organização Social Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), no distrito do Capão Redondo, no Campo Limpo prepararam atividades diversas para celebrar o dia 26.
As UBSs Jardim Eledy, Jardim Germânia, Jardim Lídia e Jardim Magdalena, por exemplo, farão palestras sobre prevenção e conscientização da hipertensão arterial, com o objetivo de sensibilizar o público e incentivar a busca por hipertensos. As ações acontecerão no dia 26, a partir das 9h, com exceção das UBSs Jardim Macedônia e Jardim Lídia, que iniciarão a atividade às 7h.

A UBS Jardim São Bento fará uma caminhada no dia 26 de abril com um grupo de que se reunirá no auditório da unidade às 7h. O estilo de vida (fumo, álcool e sedentarismo) também é um dos fatores que influencia nos níveis de pressão arterial. Por isso, a unidade busca incentivar a prática de atividades físicas.

Cuidados constantes

Várias unidades de saúde da zona Sul trabalham o tema de forma constante nos seus grupos educativos. A UBS Iporã, de Parelheiros, é uma delas. Todas as segundas-feiras, às 8h, acontece um grupo de ginástica com a fisioterapeuta/educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), voltado para pacientes hipertensos.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa e saiba mais sobre o tema. A prevenção é sempre a melhor escolha.