UBS Paraisópolis 3 realizou segunda edição da Tenda da Saúde

Atividades são promovidas a cada dois meses pelos profissionais da unidade em prol da saúde e qualidade de vida dos seus usuários

Por Marie Serafim

No corredor, sentados em fileira, pacientes posam para a foto. Uma delas está segurando uma placa escrito: Eu amo a minha saúde! Ao fundo, bexigas colorem o portão.

Desde o início deste ano a UBS Paraisópolis 3 colocou em prática um projeto chamado Tenda da Saúde. A cada dois meses, uma tenda é montada em frente à unidade de saúde e oferece atividades variadas aos usuários no período das 8h às 15h.

A ideia do programa é prover conhecimentos sobre saúde aos pacientes, sanar suas dúvidas e proporcionar mais qualidade de vida aos usuários.

No último dia 7 de abril, aconteceu a segunda edição do projeto, organizado pela Agente de Promoção Ambiental da unidade, em parceria com as equipes de odontologia e administração.

Nessa segunda versão da Tenda, em razão de dois grandes incêndios ocorridos no bairro no último mês, um bombeiro civil deu uma palestra sobre os acidentes domésticos com incêndio, fornecendo dicas de como agir, detectar e prevenir incidentes com fogo.

Outro tema abordado na conferência foi a importância de se evitar passar trote nos serviços de urgência e emergência, pois essa atitude pode prejudicar quem realmente precisa de socorro.

Houve, ainda, uma Roda de Conversa com uma veterinária da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), do Campo Limpo, que tirou dúvidas dos participantes sobre vacinação de pets, castração, fluxos de atendimento, serviços prestados pelo SUVIS, entre outros. Presentes no local, os Agentes Comunitários de Saúde aproveitaram a oportunidade para relatar problemas reais da área. A importância de uma dieta saudável no combate às doenças bucais também foi incentivada.

Para finalizar, houve a apresentação de uma peça de teatro montada pela equipe da odontologia e da APA, que contou com a presença luxuosa de uma plateia composta por idosos presentes na UBS e crianças do CCA – Centro de Crianças e Adolescentes.

A próxima Tenda da Saúde acontecerá no dia 6 de junho em celebração à Semana do Meio Ambiente e as atividades serão focadas neste tema e também abordarão o combate ao tabagismo. Reserve esse dia na sua agenda para comparecer e participar das ações na UBS Paraisópolis 3.