Coordenadoria Norte realiza a Pré-Conferência Municipal Saúde da Mulher de São Paulo

A equidade social, a saúde integral e o fortalecimento da conquista das mulheres ao SUS – Sistema único de Saúde foram a tônica do evento

Por Isabella Jarrusso e Aline Oliveira

Edição Cármen Ludovice

No dia 08/04 foi realizado a Pré-Conferência Norte da 2ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de São Paulo (2ª CNSMu). O evento ocorreu na Escola Estadual Buenos Aires, com aproximadamente 300 pessoas, e contou com a presença em massa de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais de saúde da região Norte.

Em um auditório branco e iluminado, vários participantes em pé e fileiras.

O evento teve como tema os desafios para a integralidade com equidade. Foram discutidos assuntos e propostas que promovam a saúde integral das mulheres e seus direitos como cidadãs, destacando o papel feminino nos movimentos sociais, como a luta pela igualdade de gêneros. A mesa de palestras reuniu três mulheres icônicas: a delegada Rosmary Corrêa, a socióloga e assistente social, Muna Zeyn, e a professora e doutora Albertina Duarte Takiuti.

O tema foi desenvolvido num eixo principal e eixos temáticos. O eixo principal focou na “Implementação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e os eixos temáticos foram quatro: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; políticas públicas para as mulheres e a participação social.

A mesa de abertura contou com a presença do Coordenador Regional de Saúde Norte, o doutor José Mauro Del Roio Correa, que fez um breve discurso destacando a importância da pré-conferência, a força de trabalho feminino na Secretaria de Saúde Municipal e a luta pela equiparação de salários e planos de cargos e carreiras, bem como a necessidade de políticas robustas que combatam a violência diária contra as mulheres.

A primeira palestrante foi a delegada Rosmary Corrêa, que também é presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, prefeita Regional Santana/Tucuruvi, e responsável por criar a primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, em 1985, em São Paulo, capital. “Conferências são importantes porque mobilizam a comunidade para participar da discussão de assuntos de seu interesse. São nesses momentos que a sociedade tem voz. É a comunidade participando democraticamente da luta pelos seus direitos”, declarou ela.

A segunda a falar foi Muna Zeyn, que é professora universitária e faz parte da Rede Feminista de Mulheres. Em seu discurso, abordou a violência contra as mulheres e os direitos civis, políticos e sociais que elas ainda precisam conquistar, apesar de alguns avanços já obtidos ao longo do tempo. Na oportunidade, Zeyn elogiou e agradeceu os organizadores da pré-conferência por mostrarem a importância de realizar esse tipo de reunião entre profissionais e a população. “A pré-conferência é um meio de reforçar e ampliar as políticas de atendimento à saúde da mulher. Uma das questões centrais é defender sua manutenção e fortalecer a nossa conquista ao Sistema Único de Saúde – SUS, pois sem ele não teremos saúde plena”, alertou ela.

Coube a Albertina Duarte Takiuti, médica obstetra e ginecologista, coordenadora de Políticas Públicas do Estado de São Paulo e militante do Movimento de Mulheres, encerrar o ciclo de palestras, discorrendo sobre ‘os direitos e a importância da saúde reprodutiva da mulher’. “A pré-conferência é um marco histórico. Essas reuniões de pessoas tão diferentes e comprometidas com as lutas, conquistas e manutenção dos direitos da população feminina garantem movimentos como esses que fortalecem o SUS, o sistema de saúde mais bem elaborado do mundo”, exaltou ela.

Durante os eixos temáticos algumas propostas foram levadas para a discussão, entre elas: a garantia de 50% de mulheres ocupando cargos de gestão nos serviços públicos em São Paulo; e a de que acusados de cometerem violência contra mulheres devem ficar presos durante o processo para se afastar da vítima.

Para a participante do Eixo IV, Maria Aparecida Santos, a realização de eventos dessa natureza é muito importante, principalmente por ter uma neta deficiente física. “É importante por tudo, em especial por debaterem assuntos como inclusão, por exemplo, e oferecer cuidados para quem precisa”, enumerou ela.

Ao final dos debates nos eixos, foram escolhidas , de cada subprefeitura da região Norte, delegadas para levarem as propostas definidas no encontro para a Conferência Municipal que acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril.