Parque do Povo vai abrigar a 19ª Campanha da Voz

Uma superestrutura inflável, com entrada em formato de boca, permite ao visitante fazer um passeio guiado por médicos dentro da laringe gigante, conhecer toda a estrutura de um aparelho fonador – órgão responsável pela produção da voz –, além de ter suas dúvidas dirimidas no ato pelos especialistas

Comemorado em 16 de abril, o Dia Mundial da Voz nasceu no Brasil em 1999, ultrapassou fronteiras e, a partir de 2003, tornou-se uma data de expressão internacional, com eventos realizados também nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Realizada anualmente, a Campanha Nacional da Voz tem como objetivo primordial levar informações ao público sobre os cuidados necessários em relação ao sistema vocal, prevenir doenças e alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de laringe. Afinal, essa análise antecipada pode aumentar enormemente as chances de cura da doença, cuja incidência é altíssima no Brasil.

No cardápio, artistas, desafios, karaokê, boca gigante...

Neste ano, entre outras atividades, está confirmada a presença de artistas circenses, desafio de Beat Box, cabine de Karaokê e uma laringe gigante, que sempre chama muito a atenção de adultos e crianças. "Trata-se de uma superestrutura inflável em formato de boca imensa. Os visitantes, que podem entrar nela, vão poder conferir os principais elementos da boca e da laringe, como dentes, língua, amígdalas, úvula e cordas vocais", detalha Gustavo Korn, otorrinolaringologista e coordenador do evento.

Segundo o especialista, muitas vezes as pessoas não levam a sério problemas apresentados na voz, que é a principal ferramenta de comunicação do ser humano. Afinal, um distúrbio de voz reflete muito mais que uma simples dificuldade na produção do som básico para a fala, podendo interferir na própria habilidade de se comunicar. "Por meio de ações de orientação e conscientização, a campanha promove um processo de sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. Ela tem papel fundamental na informação constante da sociedade sobre os cuidados necessários com o sistema vocal", alerta o médico.

Quem organiza

O evento é organizado em parceria pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
"Realizada desde 2003, a campanha é a ação social de maior tradição da Otorrinolaringologia brasileira, promovendo projetos integrados em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá", finaliza o médico Gustavo Korn.

Serviço

O que: 19ª Campanha Nacional da Voz

Data: 16 de abril de 2017

Local: Parque do Povo

Endereço: Avenida Henrique Chamma, 420 - Itaim, São Paulo

Horário: das 9h às 17h