Parque do Povo vai abrigar a 19ª Campanha da Voz

Uma superestrutura inflável, com entrada em formato de boca, permite ao visitante fazer um passeio guiado por médicos dentro da laringe gigante, conhecer toda a estrutura de um aparelho fonador – órgão responsável pela produção da voz –, além de ter suas dúvidas dirimidas no ato pelos especialistas

Comemorado em 16 de abril, o Dia Mundial da Voz nasceu no Brasil em 1999, ultrapassou fronteiras e, a partir de 2003, tornou-se uma data de expressão internacional, com eventos realizados também nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Realizada anualmente, a Campanha Nacional da Voz tem como objetivo primordial levar informações ao público sobre os cuidados necessários em relação ao sistema vocal, prevenir doenças e alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de laringe. Afinal, essa análise antecipada pode aumentar enormemente as chances de cura da doença, cuja incidência é altíssima no Brasil.

No cardápio, artistas, desafios, karaokê, boca gigante...

Crianças brincam em área externa. Ao fundo, um túnel gigante enchido com ar em forma de uma boca com dentes para representar do caminho da voz.

Neste ano, entre outras atividades, está confirmada a presença de artistas circenses, desafio de Beat Box, cabine de Karaokê e uma laringe gigante, que sempre chama muito a atenção de adultos e crianças. "Trata-se de uma superestrutura inflável em formato de boca imensa. Os visitantes, que podem entrar nela, vão poder conferir os principais elementos da boca e da laringe, como dentes, língua, amígdalas, úvula e cordas vocais", detalha Gustavo Korn, otorrinolaringologista e coordenador do evento.

Segundo o especialista, muitas vezes as pessoas não levam a sério problemas apresentados na voz, que é a principal ferramenta de comunicação do ser humano. Afinal, um distúrbio de voz reflete muito mais que uma simples dificuldade na produção do som básico para a fala, podendo interferir na própria habilidade de se comunicar. "Por meio de ações de orientação e conscientização, a campanha promove um processo de sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. Ela tem papel fundamental na informação constante da sociedade sobre os cuidados necessários com o sistema vocal", alerta o médico.

Quem organiza

O evento é organizado em parceria pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
"Realizada desde 2003, a campanha é a ação social de maior tradição da Otorrinolaringologia brasileira, promovendo projetos integrados em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá", finaliza o médico Gustavo Korn.

Serviço

O que: 19ª Campanha Nacional da Voz

Data: 16 de abril de 2017

Local: Parque do Povo

Endereço: Avenida Henrique Chamma, 420 - Itaim, São Paulo

Horário: das 9h às 17h