Prefeitura de São Paulo realiza testagem de HIV no Terminal São Mateus

Equipe contará com enfermeiros, farmacêuticos e agentes comunitários e de prevenção; iniciativa faz parte das ações de prevenção contra DST/AIDS no Carnaval

Nesta sexta-feira (24), das 10h às 16h, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, realizará testagem de HIV no Terminal São Mateus, na zona Leste, como parte das ações de prevenção na Semana do Carnaval. Agentes comunitários de prevenção e profissionais das unidades de saúde municipais disponibilizarão 80 testes de fluido oral para identificar a presença do vírus.

O objetivo da iniciativa é a ampliação da testagem para o HIV e o acesso precoce ao tratamento das pessoas com eventuais resultados positivos.

A ação contará também com um grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região para alegrar as ações de prevenção com marchinhas de Carnaval. Haverá distribuição de camisinhas, materiais educativos e orientações sobre os serviços oferecidos pelo município.

As unidades de saúde da região, como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) São Mateus, UBS Jd. Carrãozinho, UBS Jd. Santo André, UBS Rio Claro, CAPS Álcool e Drogas, participarão da atividade.

O CTA de São Mateus, referência na região, realizou 2.724 testes rápidos de HIV no ano passado e também oferece a PEP (Profilaxia Pós Exposição) aos finais de semana e período noturno.

Trata-se de uma estratégia de prevenção para pessoas que se expuseram ao risco de infecção pelo HIV. Caso haja suposição de risco, em até 72 horas, os serviços de referência devem ser acessados.