UBS Vila Penteado promove massagem para bebês

Através da massagem, o vínculo materno é consolidado, além de ajudar o bebê a se adaptar aos estímulos do ambiente ao seu redor

Mães sentadas em colchões azuis fazem massagem em bebês

 

Por Lígia Aparecida de Souza

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, por meio da UBS Vila Penteado (Distrito da Brasilândia / Freguesia do Ó), está proporcionando às mamães da região, momentos deliciosos com seus filhos por meio da massagem para os bebês, conhecida como Shantala, uma técnica indiana.

Interagir com o bebê, aumentar o vínculo afetivo da criança com os pais através do toque carinhoso das mãos e transmitir amor são os principais objetivos da Shantala. Nos primeiros meses de vida, esse tipo de contato é fundamental. Através da massagem, o vínculo materno é consolidado, além de ajudar o pequeno a se adaptar aos estímulos do ambiente ao seu redor.

A massagem pode ser praticada pelas próprias mamães em crianças com mais de um mês de idade. Ela consiste em repetições de movimentos e alongamentos que trabalham as articulações e musculatura. A Shantala é realizada em várias partes do corpo: peito, mão, barriga, perna, pé, costas e rosto.

Benefícios

Os encontros ocorrem uma vez ao mês. A cada reunião é ensinada a técnica da massagem para ser realizada em casa. Para isso, a mãe só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal, utilizado na massagem com as mãos.

Entre os benefícios da Shantala estão alívio das cólicas e prisão de ventre, melhora na qualidade do sono e da respiração, ativa a circulação sanguínea, desenvolve uma boa consciência corporal e oferece tranquilidade e segurança à criança.

A pediatra Cintia Ariana orienta a utilização do óleo vegetal para a massagem, porque ele é mais fácil de ser absorvido pela pele do bebê. “Normalmente, se possível, recomendo a versão de amêndoa pura, já que os perfumados podem causar reações alérgicas”, afirmou Cíntia.

Já a agente comunitária de saúde (ACS) Samanta Renata da Costa relata que durante todo esse tempo que está à frente do trabalho, presenciou muitas melhorias para a saúde dos bebês beneficiados pela Shantala. “É algo importante e fundamental que acontece aqui na comunidade, além de ser ofertada gratuitamente”, disse Samanta.

O ambiente também foi elogiado pelas mães. A usuária Valdeci Lacerda Viana disse que quando começou a frequentar o grupo, seu filho tinha sido diagnosticado com um atraso no crescimento. “Ao fazer a Shantala percebi que ele obteve aumento de peso, conseguiu fazer movimentos que antes não fazia, como sentar, e minha relação com ele ficou ainda mais forte. Hoje meu filho está andando e, por isso, sou muito grata à unidade que oferece esses profissionais para nos auxiliar”, afirmou Valdeci.