Unidades de Saúde da zona Sul terão programação para o Carnaval

Blocos de rua, baile de máscaras e distribuição de preservativos são algumas atividades previstas para este mês

Comemoração de Carnaval na UBS Chácara Conde

Por Taynara Carmo

No dia 28 deste mês será comemorado o Carnaval, a festa popular mais alegre de todo o mundo. A origem da data vem do ‘entrudo’ português – celebrações públicas com jogos e brincadeiras que antecediam a quaresma – influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa no século XVII.

O Carnaval caiu no gosto dos brasileiros e hoje é uma das maiores festas realizadas no país. Como parte da nossa cultura, esse período é marcado por festas e diversão, e a zona sul não poderia ficar de fora. As unidades de saúde da região estão programando diversas atividades voltadas ao público de todas as idades.

A programação contará com blocos de rua, baile de máscaras, distribuição de preservativos, pinturas de carnaval para crianças e muito mais. Confira abaixo alguns eventos:

Santo Amaro/ Cidade Ademar

Do dia 7 de fevereiro a 1º de março, as unidades de saúde do território de Santo Amaro e Cidade Ademar realizarão suas atividades carnavalescas.
O já tradicional bloco “Loucos por Carnaval” do CAPS Adulto de Cidade Ademar, realizado em parceria com o CAPS Infantojuvenil II, promete animar as ruas da região no dia 23. A concentração tem início às 9h, na rua Conceição da Boa Viagem, 216.

A UBS Integral Jardim Miriam II preparou várias atividades ao longo do mês, os destaques são o baile de Carnaval, no dia 24, das 10h às 11h, com os idosos do Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) e a oficina de confecção de máscaras de carnaval feita por crianças, cujo objetivo é melhorar a coordenação motora dos pequenos - acontecerá em três dias diferentes: 16, 21 e 23 de fevereiro, das 10h às 12h, na própria UBS.

Campo Limpo

No Campo Limpo, as atividades acontecem de 13 de fevereiro a 3 de março, em várias unidades diferentes. A UBS Paraisópolis III vai promover um baile de carnaval com o grupo da Melhor Idade e usuários do CAPS Adulto no dia 24 de fevereiro, a partir das 13h.

M’ Boi Mirim

O CECCO Guarapiranga fará o evento “CECCO Folia” em uma parceria com o Bloco do Beco. O evento será destinado aos usuários do CECCO e do CAPS Adulto M’ boi Mirim e acontece no dia 15, às 10h30.

Capela do Socorro

A equipe do SAE Cidade Dutra vai aproveitar a passagem do bloco “Ô Grajau vem tomar no copo” para fazer atividades de prevenção com os foliões. O bloco sairá do Galpão Cultural Humbalada, no dia 25, às 15h para movimentar as ruas da região.

Carnaval consciente


Para promover um carnaval consciente e livre de doenças sexualmente transmissíveis, os profissionais de saúde que atuam na zona sul irão reforçar as orientações sobre a importância do uso de preservativos e sanar dúvidas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro, por exemplo, fará uma campanha incentivando o uso de preservativos e a utilização do teste rápido do HIV. A UBS Cidade Júlia, em Cidade Ademar, realizará uma palestra educativa com informações sobre DSTs, especialmente a Sífilis.

Na UBS Jardim Helga, os profissionais sairão às ruas - principalmente em locais de alta vulnerabilidade social - distribuindo preservativos, falando sobre a prática sexual segura e sobre os testes rápidos. No dia 20, às 10h e às 14h, os agentes comunitários de saúde, acompanhados da equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), estarão com adereços carnavalescos.

Confira aqui a programação de carnaval da CRS Sul